domingo, 10 de novembro de 2013

Philomena: a casa do cordeiro em Araçatuba

* Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
A carne de cordeiro tem local certo em Araçatuba (SP), um restaurante localizado na Rua General Glicério, 1093 esquina com a Rua Cussy de Almeida, chamado Philomena - Bar e Restaurante, que tenho o prazer de lhes apresentar neste domingo.

Sua história é bastante curiosa! A ideia surgiu a partir da experiência de anos sucessivos no restaurante “Ponto do Cordeiro” na exposição agropecuária da cidade. A Grand Expo Araçatuba é uma das principais feiras agropecuárias do Brasil e anualmente acontece no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. O evento remonta a década de 30 quando criadores de gado promoviam o concurso do “Boi Gordo” que por muitos anos deu título e fama à cidade.

Com o passar dos anos a pecuária local abriu espaço para outros criadores, dentre eles os pecuaristas da ovinocultura, há quem diga ser uma nova tendência e vocação regional. A carne dos ovinos destaca-se pela textura macia, sabor suave e por seu alto valor nutritivo. O termo ovino compreende o cordeiro (quando filhote) recém-desmamado ou em período de aleitamento, a ovelha e o carneiro (animais adultos). Trata-se de uma carne delicada, palatável, sem gordura saturada, de digestão facilitada, saborosa, suculenta e versátil, ocupando um posto destacado na Gastronomia mundial. É consumida em diversos países e considerada um sinônimo de sofisticação quando servida em ocasiões festivas especiais.

Em 6 de abril de 2010 foi inaugurado o Philomena, cujo nome é uma homenagem a avó materna dos sócios. A casa de esquina foi adaptada para o serviço de bar e restaurante e o ambiente acolhedor com decoração rustica, iluminação de arandelas em cestaria oferece aos clientes um lugar aconchegante, produtos diferenciados, de elevada qualidade e bom preço. Especializado em servir carne de cordeiro não se restringiu somente a ela, servindo também outras carnes e porções especiais num cardápio diferenciado com sabores inusitados.


O cardápio é dividido nas seguintes seções: Especialidades de cordeiro; Balcão de petiscos frios; Variedades na brasa; Risotos; Porções do Phimomena; Saladas; Lanches; Sobremesas e Bebidas. Das especialidades de cordeiro os destaques são: o Kibe com ervas; Isca de filé ao molho negro; Escondidinho Philomena; Linguiça acebolada; Kafta; Mini burguer; Cortes de pernil e paleta na brasa acompanha de mandioca cozida, molho de cebola, farofa e vinagrete ou costelinha, carré francês, T-Bone, Paleta inteira na tábua; trilogia de cordeiro composto de costelinha, linguiça e carré francês.


No balcão de petiscos são servidos os frios e porções variadas de queijos, conservas e embutidos a sua disposição. Entre as variedades na brasa o Brochete, cubos de fraldinha, tomate e cebola; bife de tira, corte especial de picanha; Prime Rib Steak, corte especial do contra-filé; Panceta suína; coxa e sobrecoxa de frango desossado. O risoto de tomates com pesto de manjericão ou de aspargos frescos sugeridos como acompanhamento.


Um bom bar pede diferenciadas porções e as do phimomena são realmente diferenciadas: queijo mineiro na chapa servido com pimenta biquinho; bolinha de queijo; palitinhos crocantes de queijo; pétala de cebola; pastelzinho de angu; carpaccio tradicional; mini espetinhos de filé a milanesa; costelinha de porco com mandioca frita; disco de linguiça; dedo de moça crocante recheada com linguiça ou queijo (exclusividade da casa); frango a passarinho; bacalhau philomena; escondidinho de bacalhau; batata, mandioca, torresminho; amendoim salgado e japonês.

Nas opções de Saladas é servido o carpaccio; salada de palmito; toamte seco e a salada a tradicional salada da casa. Dos Lanches do philomena destacamos o mini burguer de cordeiro; de picanha; misto; linguiche; paulistinha e canastrinha.
As sobremesas lembram a casa da avó! O brigadeiro ou doce de leite servidos na colher e deliciosa torta alemã. A carta de bebidas não dispensa as convencionais e as cervejas importadas, os drinks, caipirinhas e carta de vinhos.

Estando em Araçatuba venha conferir o cordeiro do Philomena e quem sabe nos encontraremos por lá... Bom domingo a todos!!!

SERVIÇO: segunda à quinta das 17h30min às 24h, sexta das 17h30min à 1h e aos sábados das 11h30 à 1h. Fone: (18) 3305-8116. Home: http://www.philomenabar.com.br. facebook.com/PhilomenaBar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário