sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Museu Simón Patiño, Oruro, Bolívia

*Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie
O edifício em estilo francês construído entre 1900 e 1913, pertenceu ao “Barão do estanho” e magnata do minério Simón Patiño, enquanto morou em Oruro. O imóvel apresenta um estilo neoclássico, composto por salas de estar, sala de jogo, salão de festa, dormitório, capela, enfermaria e serviços. As salas do museu contam esculturas, telas e móveis em estilo Luís XV, XVI, XVII, trazidos da Europa. Além disso, instrumentos musicais também fazem parte da coleção do museu, como por exemplo um violino Stradivarius.

O palacete foi projetado por arquitetos franceses, e para a realidade boliviana do final do século XIX e começo do século XX, o Palácio de Patiño era um edifício inédito e sem dúvidas evocava às estruturas de poder daquela sociedade. 

Aos visitantes do museu é oferecido um passeio histórico pelos ambientes, de forma que o contato com os objetos dão uma caracterização emocional à exposição. A vida diária da família é exposta através de cada detalhe da antiga casa. Por exemplo, a cozinha, possui os primeiros maquinários domésticos da Bolívia, como, por exemplo, uma máquina de esquentar água e uma geladeira. As paredes de cedro e o chão de mármore fazem parte do repertório de materiais que a casa oferece. 

As fotos abaixo, algumas foram tiradas por mim e outras retiradas da internet, visto que no interior do museu era proibido fotografar. Na foto abaixo, eu estou sentado na escadaria principal que dava acesso ao museu. Nesse piso inferior, são localizados os cômodos de serviço mais pesado, como oficina para carruagens, oficina para maquinários e algumas lojas que eram “alugadas” para comerciantes.


Nessa outra imagem fotografada por mim, estamos na garagem do palacete. Aqui Simón Patiño guardava as 3 carruagens que tinha. Cada uma em um estilo para diferentes ocasiões.


Essa outra imagem, retirada da internet, mostra a sala das senhoras. Enquanto os homens tinham uma sala reservada só para eles, que geralmente servia de local para se tratar de negócios, as mulheres tinham essa sala com grandes espelhos para tomarem chá e conversarem a respeito do futuro das filhas.


Um comentário:

  1. Delícia de texto e mergulho na história. Gostei de saber a respeito deste edifício construído no início do século passado. Parabéns!

    ResponderExcluir