quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MITOS DA BELEZA MASCULINA EM HOLLYWOOD

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais

Continuamos com a lista super difícil de preparar e, nesta semana, vamos admirar os gatos Marlon Brando e James Dean. O que eles possuem em comum? São ótimos atores, conquistaram um espaço no cinema de causar inveja a muitos e, só para completar, eram lindos; como já dissemos, cada um a seu modo, com seu estilo e características chamam nossa atenção ao unirem beleza ao talento. A mistura é boa, dá certo e, embora alguns atores ainda resistam em aceitar e assumir, ajuda muito a decolar na carreira.

O primeiro galã da semana é Marlon Brando. Ele ainda  é considerado um dos maiores atores de todos os tempos. Destacou-se em sua geração e tornou-se um ícone por sua rebeldia, coragem e por sua luta contra a injustiça. Marlon foi criado por duas irmãs, entrou para Academia Militar em Fairbult e foi expulso por insubordinação e em 1943, matriculou-se numa academia de teatro e não parou mais.  Sua estreia na Broadway foi em 1944 e dois anos depois foi apontado pelos críticos como o ator mais promissor de Nova Iorque.

As premiações vieram em 1954 com a atuação em Sindicato de Ladrões levou o primeiro Oscar para casa e o segundo veio com o estrondoso sucesso como Don Corleone, no filme de Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão, mas esse ele recusou receber em protesto ao tratamento dado por Hollywood aos índios americanos. Construiu família, se casou várias vezes e enfrentou processos milionários e, nos últimos anos de sua vida, viveu em reclusão enfrentando problemas com a bebida e sobrepeso.


Agora vamos a lenda James Dean, ele se tornou um mito eterno. Talvez pela tacada de marketing que a Warner conseguiu fazer com os dois filmes inéditos que tinha na ocasião da morte em função de um acidente de carro que interrompeu sua carreira no auge. Dean era filho de dentista e perdeu sua mãe aos sete anos, cresceu numa fazenda de Iowa e após completar o ensino médio foi para Los Angeles e estudou no Santa Monica Junior College e na UCLA.

Pouco tempo depois, alguns papéis no teatro e pontas no cinema já era um ídolo nos EUA.  Os sucessos ficaram marcados e lhe rendeu duas indicações póstumas ao Oscar de melhor ator. Os filmes que mais marcaram a carreira de Dean foram: Juventude Transviada, Vidas Amargas e Assim Caminha a Humanidade. Seu estilo de vida foi modelo para os jovens de sua época que imitavam seus trejeitos, vestiam roupas inspiradas na imagem do ator, repetiam suas falas e até andavam na mesma velocidade de seus veículos. Ele deu um rosto novo aos jovens americanos da década de 1950. Ainda hoje se nota a presença e influencia do mito Dean, pois há quem diga que o cantor Justin Bieber agora que atingiu a maioridade está se valendo do estilo James Dean para mostrar sua nova fase e seu interior ao público. Será? Vamos observar.

A verdade é que James Dean, para sua época, foi um marco que encorajou muitos jovens a assumirem o que queriam ser e mostrou um estilo leve, solto e descompromissado com a dureza que tinham vivido em meio as guerras e autoritarismo. Valeu Dean...


As duas estrelas desta semana foram importantes para o cinema de Hollywood e marcaram época. Na próxima semana vamos finalizar o assunto com as belezas do Brasil que marcam presença nas telas da indústria cinematográfica de Hollywood porque tem gente bonita fazendo bonito e marcando o nome do Brasil por lá... Aguardem! Boa semana e até mais... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário