quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Especial: beldades do cinema

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais
E o mês de novembro chegou! Para esse mês escolhi falar sobre beleza e vou começar pelas mulheres belas. E olha que foi difícil escolher no meio de tanta mulher bonita e talentosa quais citar, mas estão aí algumas das beldades aclamadas pela mídia e pelo público. A ordem não segue uma regra, e comecemos pela minha preferida: Sophia Loren.


A maravilhosa Sophia Loren é considerada, até hoje, uma das mais belas atrizes italianas de todos os tempos. De curvas poderosas, lindos olhos verdes, olhar marcante, talentosa e sensual, é a diva dos italianos. E vamos combinar que foi uma beldade essa mulher, né? Ela nasceu em 1934 e trabalhou com vários diretores como Vittorio de Sica, Federico Fellini, Ettore Scolla, entre outros. Em 1962, recebeu o Oscar e também foi premiada em Cannes por seu papel no filme “Duas Mulheres”. Diferente da maioria das divas do cinema, Sophia ficou casada por 50 anos, até que se tornasse viúva de Ponti, com quem teve dois filhos e um casamento feliz. Sua beleza lendária provoca a curiosidade de milhões de pessoas. Com quase 80 anos, arrasta multidões de fãs e jornalistas em cada aparição. 


E o mundo das beldades ainda tem Audrey Hepburn. De origem belga, foi modelo, atriz, humanista e considerada a atriz mais bonita na história de Hollywood. Nascida em 04 de maio de 1929, suas principais atuações foram em “Bonequinha de Luxo”e “A Princesa e o Plebeu”, papel esse que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. Em 1993, teve o diagnóstico de câncer do apêndice que a levou a morte no mesmo ano. Audrey faz parte da lista de ícones lendários do cinema mundial. Envolvida em ações sociais, na década de 1980 tornou-se Embaixadora Especial para o fundo UNICEF das Nações Unidas de Ajuda às Crianças, tendo participado de missões em vários países. Com certeza, mesmo que não tenha assistido a algum filme com ela, você reconhece a bela Audrey.


Gracy Kelly, atriz norte-americana, nasceu em 1929, na Filadélfia e morreu com 52 anos. Com uma carreira curta, atuou em vários filmes, entre eles nos filmes de Alfred Hitchcok “Janela Indiscreta” e “Disque M para Matar”; foi com sua atuação no filme “Amar é Sofrer”, do diretor George Seaton, que conquistou o Oscar. Foi durante a filmagem de "Ladrão de Casaca", na Riviera Francesa, que conheceu o príncipe Rainier, com quem se casou em 1956, no Palácio Mônaco. Renunciou sua carreira para tornar-se a Princesa de Mônaco. O casal teve três filhos, Caroline de Mônaco, Albert II e Stephane de Mônaco. Grace de Mônaco morreu em setembro de 1982, num acidente de carro, em Monte Carlo. Uma carreira curta, mas marcante ao mundo do cinema.


O furacão de Holywood foi Marilyn Monroe, atriz norte-americana, uma das estrelas mais famosas do cinema em todos os tempos, nasceu em 1926 e nos deixou na manhã de 5 de agosto de 1962, aos 36 anos de idade, por ingerir uma overdose de calmantes. Suas principais atuações foram em “O Pecado Mora ao Lado” e “Quanto Mais Quente Melhor”, ambos dirigidos por Billy Wilder. Suas pernas torneadas foram reveladas ao gravar a cena do vestido branco esvoaçante que jamais o mundo esqueceu. Casou-se muito cedo e divorciou-se também cedo.  Como tudo foi muito precoce em sua vida, Marilyn muito nova tornou-se modelo, tingiu seu cabelo de loiro claríssimo e assumiu o sobrenome Monroe de sua avó materna. Viveu intensamente, mas com muita tristeza permeando seus dias. Em 1999, foi escolhida pela Revista People como a mulher mais sexy do século XX.


Brigitte Bardot, cantora e atriz, a bela francesa considerada o símbolo sexual nos anos 1950/60 nasceu em 1934, atuou nos filmes “O Desprezo” do diretor Jean-Luc Godard e “Vida Privada” de Louis Malle. Em 1964, no verão de Búzios, Brigitte mudou a história da pequena cidade do litoral do Rio de Janeiro, ao hospedar-se durante sua visita ao Brasil. A pequena Búzios tornou-se um ponto turístico sofisticado e muito procurado no verão Brasileiro. Brigitte, durante sua vida pública, causou histeria com seu estilo natural que misturava o seu lado menina e mulher fatal. Uma das poucas atrizes não americana a receber grande atenção da imprensa nos EUA, na sua época foi homenageada pela mídia com o termo Bardot mania, que retratava a adoração do público por ela.

Nossa, a lista é grande! Mas vale conhecer um pouco mais sobre as estrelas que há tempos constroem a história tão linda do nosso cinema. Elas foram guerreiras que desbravaram um mundo de glamour e beleza, o mundo das câmeras e claquetes e algumas pagaram um preço muito alto por viver essa magia da arte. No fundo, sabemos que a beleza maior delas vinha de dentro, da vontade de fazer algo diferente que ajudasse o mundo a mudar através das telas. E, com certeza, conseguiram!

E qual é a sua diva cinematográfica? Escolha a sua e veja suas melhores atuações, mesmo que as produções não atendam aos efeitos especiais a que hoje estamos acostumados, vai encontrar uma sensação incomparável ao assisti-las na tela. Experimente...

Até a próxima semana, com mais beleza da Sétima Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário