sexta-feira, 25 de outubro de 2013

X BIENAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO

*Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie


Acontece em São Paulo, nos meses de outubro e novembro, a X Bienal de Arquitetura de São Paulo. Nessa edição, o tema é: "Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar", e reúne exposições e debates divididos em outros sete locais, como o Masp e o Museu da Casa Brasileira, além de pontos paralelos.

Discutindo o espaço público e a mobilidade urbana, a edição deste ano traz mostras de fotos e vídeos, como "Brasil: O Espetáculo do Crescimento" e "Detroit: Ponto Morto?", além de contar com a projeção de vídeos voltados para o tema urbano no vão livre do Masp, ocupar a estação Paraíso do metrô com o "Projeto Encontros" e promover debates e outras atividades em diversos pontos da cidade.

Há exposições interessantes, como por exemplo: Detroit: ponto morto?
Aqui, o declínio da cidade norte-americana de Detroit é retratada como símbolo do colapso do mundo industrial e fordista. Com a ruína da cidade, que foi sede da indústria automobilística mundial, proliferam atividades colaborativas ligadas à agricultura de subsistência.

E há também: China: o mundo renderizado
País que mais cresce dos pontos de vista econômico e urbano no mundo, a China apresenta fenômenos intrigantes no cenário atual. De um lado, cidades como Shenzhen, cujos parques temáticos clonam as imagens de outros lugares do mundo. De outro, Ordos Kangbashi, cidade construída para 1 milhão de habitantes, e ainda praticamente vazia. Se Detroit é a "cidade fantasma" do passado, Ordos é o seu equivalente no futuro.

Ao refletir sobre a cidade contemporânea, a X Bienal de Arquitetura de São Paulo incorpora a questão urbana na sua própria estrutura, dando à arquitetura um papel coadjuvante. Ao mesmo tempo que visita as exposições e eventos em espaços diversos, o público tem a experiência viva da cidade. Pra ser mais honesto, nesse ano, a bienal poderia ser chamada de Bienal de Urbanismo de São Paulo.

Aqui tem o site do evento com a programação completa: 

http://www.xbienaldearquitetura.org.br/

Se você estiver em São Paulo durante os dias do evento, visite alguma programação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário