sexta-feira, 18 de outubro de 2013

TADAO ANDO

*Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie

Carpinteiro, boxeador e arquiteto. Tadao Ando é um autoditada que aprendeu arquitetura com a vida. Pelo que vemos em sua obra, Ando foi um excelente aluno. A falta do pedigree que a criação fora da universidade outorgou ao arquiteto não o impediu de se tornar um dos mais importantes nomes da arquitetura do século XX. Durante a adolescência, a escola não lhe parecia muito atrativa, e a carpintaria foi a principal influência que o levou à arquitetura.

Mas as constantes viagens aos Estados Unidos e à Europa colocaram Ando em contato com a arquitetura de Le Corbusier. Essa incrível mistura entre a arquitetura moderna ocidental e a tradicional arquitetura japonesa dá um caráter especial ao trabalho do arquiteto. Uma sensibilidade às necessidades contemporâneas amalgamadas aos signos de uma cultura milenar. Modernidade e tradição. Luz e matéria. 

Suas obras são frequentemente composições formadas de justaposições de formas geométricas puras, aparentemente estáticas e autossuficientes, como por exemplo, a Igreja da Água. A relação entre o construído e a natureza circundante, o transparente e o opaco, o cheio e o vazio, a luz e a sombra é capaz de sintetizar, com extrema maestria, simbolismos e liturgia de uma religião que não lhe pertence. 

Coisa parecida acontece quando Ando projeta a Igreja da Luz. Um paralelepípedo de concreto armado, no qual em uma das paredes menores, a do altar, foi talhada uma cruz em toda a espessura da parede. Esse é o único chamado à simbologia cristã dentro da igreja, entretanto suficiente. Abaixo, separei algumas fotografias da Igreja da Água e um vídeo da Igreja da Luz. Para quem quiser saber mais desse arquiteto, vale a pena uma pesquisa.

Forte abraço e até a próxima semana!

Igreja da Água - Vista externa I

Igreja da Água - Vista externa II

Igreja da Água em cena de inverno

Igreja da Água em cena de final de tarde
Igreja da Luz

Assista, no link abaixo, uma apresentação virtual da Igreja da Luz. Vale a pena.
http://vimeo.com/32084476

Nenhum comentário:

Postar um comentário