quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RENATA MADEIRA

* Artista Plástica e Contadora de Histórias

Olá meus amigos, tudo bem?
Continuando com essa nossa saga de conhecer os artistas de nossa terra, hoje quero apresentar para vocês um dos importantes nomes das artes plásticas de Araçatuba. Apesar de não mais morar em Araçatuba, foi aqui que por muitos anos trabalhou e ensinou arte a crianças, jovens e adultos em seu ateliê.

Eu estou falando de Renata Solci Madeira Cruz, ou Renata Madeira, como é conhecida artisticamente. Renata é formada em Comunicação Visual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP de Bauru, cursando, em seguida, a faculdade de Educação Artística pela UNAERP – Ribeirão Preto. Em 1993 frequentou a Universidade Complutense de Madrid/Espanha e entre 1994 e 1995 foi orientada pelo Prof. Evandro Carlos Jardim, além de frequentar o curso de gravura no Museu de Arte Contemporânea – SP. Em 2002 e 2003 participou do curso de pós-graduação em Arte Integrativa da Universidade Anhembi Morumbi – SP.

Renata Madeira, juntamente com outros artistas araçatubenses, idealizou e executou a instituição da APLA - Associação dos Artistas Plásticos de Araçatuba, que por alguns anos promoveu encontros e cursos com nomes importantes da arte contemporânea no Brasil. Seu trabalho extrapola ao campo das artes visuais, tendo publicado o livro literário "A linha e a superfície”, em 1996. 

Entre as exposições de que participou, destacam-se: Exposição Coletiva do governo do Estado de São Paulo – Campinas, 1988; Exposição Casa do Brasil – Madrid/Espanha, 1993; Bienal Paulista de Arte Contemporânea – Campinas, 1994; Itaú Cultural Penápolis, 1995; Mostra Latino-Americana de Gravura – Campinas; Exposição Espaço Henfil – São Bernardo do Campo, 1996; Prêmio aquisição Salão Presidente Prudente, 1997; Salão de Arte Contemporânea – Santo André, 1997; Márcia Porto e Renata Madeira – Araçatuba Shopping, 2003; "Araçatuba com Arte" - Catálogo e Mostra Coletiva, idealizada e coordenada por Antonio Luceni, entre outras.

Espero que, assim como eu, vocês tenham gostado de conhecer essa excelente artista. Abaixo, alguns trabalhos delas. Um forte abraço e até a próxima semana.









Nenhum comentário:

Postar um comentário