domingo, 13 de outubro de 2013

PEQUENOS CHEFS

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria

A relação da criançada com a alimentação nem sempre é a das melhores e mais prazerosas da infância, haja vista a preferência que elas têm pelas brincadeiras e pelos amigos a gastar um tempo para se alimentar. É sempre um entrave na hora da refeição, a exigência que os pais precisam exercer nesta relação da criança com este ou aquele tipo de alimento, ou ainda para que a criança aprenda a comer sozinha. Muitas vezes, os pais ou responsáveis perdem a paciência chegando a situações mais extremas, com palavras duras, broncas enérgicas, subornos descabidos, que nestes casos só desfavorecem a formação do modo e prazer pela alimentação.

Segundo a Psicóloga Elder Gislene Polizeli, especializada em transtornos alimentares “desordens alimentares na adolescência e fase adulta tais como compulsão alimentar periódica, anorexia e bulimia nervosas são causadas por certos traumas emocionais da infância associados a predisposições psíquicas” e tais casos devem ser acompanhados por especialistas e associado a uma reeducação alimentar, complementa. Tanto a área da Nutrição como a Gastronomia podem muito colaborar neste processo de reeducação.

Oficinas de culinária para os pequenos aprendizes tornam o fazer coisas apetitosas em uma deliciosa e divertida brincadeira ao se preparar receitas fáceis como cupcakes, biscoitos e sanduíches. Outra estratégia é a apresentação lúdica dos pratos. Os restaurantes e franquias de alimentação têm se dedicado a elaboração de um menu divertido e colorido para atrair o interesse das crianças. O blog “Cute food for kids” apresenta várias sugestões de comidas que só de olhar já é divertido.



Para encerrar a semana da criança, apresentarei a você, leitor, o Restaurante Pequenos Chefs de Araçatuba (SP), situado na Rua José Bonifácio, 1272. Um restaurante social vinculado à “Casa da criança”. O restaurante foi inaugurado em julho de 2011 com a finalidade de angariar recursos para serem investidos na própria Casa, que anteriormente era um abrigo e que, atualmente, funciona como creche.

O cardápio varia ao longo da semana com pratos caseiros muito saborosos e sobremesas da culinária brasileira. O estabelecimento oferece o serviço de prato feito e marmitex por preços bem acessíveis. O público que ali frequenta pertence à comunidade local ou que estão por ali nas imediações do AME - Ambulatório Médico de Especialidades e da FOA - Faculdade de Ontologia de Araçatuba, ambos em frente ao local. Atualmente o Restaurante atende uma média de 70 a 80 refeições/dia e a meta é chegar a 90 refeições.



O nome “Pequenos chefs” é uma forma carinhosa de tratar a gastronomia popular e bem como ressaltar o querer da Casa da Criança em promover cursos de formação social como: cozinheiro básico, garçom, chapeiro para lanchonetes etc.

Colabore! Venha saborear a comida honesta servida no restaurante e, assim, colaborar com esta distinta instituição. Até a próxima semana!

SERVIÇO: Café da manhã, almoço, sucos e salgados. Segunda a Sexta das 7h às 15h. Aceita cartão. Fone: (18) 2103-8959. Facebook page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário