quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Na tela da Sétima Arte: o professor - Parte II

*Professora universitária e mestre em Mídia Digitais
Na semana passada, vimos alguns filmes que mostram  professores que, como protagonistas, tiveram que enfrentar desafios em busca de seus ideais. Falamos sobre professores que queriam mudar a vida de seus alunos. Nesta semana, a conversa ainda continua sobre nossos queridos professores e vamos ver um pouco mais sobre a cinebiografia de superação do professor John Nash em Uma Mente Brilhante, conhecer um pouco sobre o espírito  vencedor do Prof. Melvin Tolson em O Grande Desafio e, lógico, não vamos deixar de fora o clássico professor Mark Thackeray de Ao Mestre, Com Carinho, filme que, com certeza, no mínimo você já ouviu falar.

O filme Uma Mente Brilhante conta fatos da vida real do professor John Nash, um gênio da matemática que, aos 21 anos, provou sua genialidade ao formular um teorema que mudou o cenário da economia mundial. Por seu feito, John foi aclamado no meio em que vivia. Com o passar do tempo, o jovem bonito e arrogante professor vai se tornando um homem sofrido e atormentado, e chega ao ponto de ser diagnosticado como esquizofrênico, iniciando, assim, uma luta de anos para se recuperar. Nessa trajetória, conta com o apoio incondicional de sua esposa e amigos. O diretor acertou em cheio e Russel Crowe arrebentou no papel de Nash. Digno do Oscar que recebeu, o filme é forte e apresenta uma vida real, onde diariamente temos nossos problemas e dificuldades para enfrentá-los. A história nos permite pensar em como reagir diante dos desafios da vida. John escolheu não parar, seguiu em frente e o mundo o reconheceu ao ser laureado com o Prêmio Nobel.

Russel  Crowe como Nash

Em O Grande Desafio, Denzel Washington dá vida ao excelente professor Melvin Tolson. Baseado em fatos reais, a boa história foi muito bem contada em seu roteiro e agradou.  É um filme sobre “vitória” e passa uma mensagem importante ao ensinar sobre as relações humanas em uma época onde o racismo prevaleceu. O filme ainda conta com a direção do próprio Whashington e tem bom roteiro e fotografia. O longa emociona; sua história se passa no Texas (EUA), nos anos 1930, e percorre a trajetória do professor Tolson (que tornou-se poeta, na vida real) da Universidade de Wiley. Disposto a participar do famoso debate entre universidades, o professor forma um grupo de alunos negros e aceita enfrentar uma universidade tradicional, imbatível e frequentada por brancos.  Vale saber o final da história.

O grupo de alunos e seu mestre
E, finalizamos essa semana, com o memorável clássico Ao Mestre, Com Carinho, filme muito assistido e surpreendente para sua época. O professor da trama é Mark Thackeray, um engenheiro que, desempregado, resolve dar aulas em Londres. Até aí, uma história bem parecida com nosso cotidiano, o professor encontra em sua nova realidade a necessidade em aprender a ser professor de alunos brancos e indisciplinados.

Nesse momento, o professor compreende o quanto a realidade social interfere no desempenho do aluno em sala de aula e percebe o quanto os alunos o querem derrotar. Durante o filme percebemos que Mark desenvolve habilidades como: compromisso, seriedade e determinação, indispensáveis para ser um bom educador. Ah, esse filme tem um marco que o consagrou: a trilha sonora; inesquecível e, com certeza, você conhece; se não se lembra, aproveita para rever o filme. Vai ser ótimo.


Nossa... quanto filme bom tem por aí com professores maravilhosos e necessários para os dias de hoje. Em tempos de caos na nossa educação, curtir boas histórias, com bons atores, em bons filmes é uma perfeita combinação para manter a motivação e ânimo a cada dia, nessa amorosa tarefa que escolhemos: ser professor.

Ainda bem que temos o cinema, os filmes, a pipoca e amigos para compor mais um momento de lazer e inspiração sobre temas tão sérios e indispensáveis à sociedade; assim fica mais leve seguir no caminho que idealizamos um dia.

Nesta semana, desejo que todo professor seja feliz e realizado, proponho um brinde a nós! (tim tim)...

Até a próxima semana e não tenha medo de soltar um VIVA o professor!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário