quinta-feira, 3 de outubro de 2013

LOURDES GILBERTI

*Contadora de Histórias e Artista Plástica
Olá meus amigos, tudo bem?

É com grande alegria que, nesta semana, apresento para vocês mais um artista plástico araçatubense. Com isso vamos conhecendo nossa gente e tomando consciência de que temos muitos muitos profissionais atuando em nossa cidade e região.

Hoje, gostaria de dividir com vocês desta que é uma das mais atuantes e pioneiras nas artes plásticas em Araçatuba: Maria de Lourdes Gilberti Vuolo, ou simplesmete Lourdes Gilberti, como é reconhecida profissionalmente.

Ela nasceu em Bento de Abreu, bem próximo de nós. É graduada em Letras pela, então, Faculdades Integradas Toledo, hoje, Centro Universitário Toledo - Unitoledo, em Araçatuba/SP. Em 1982 concluiu o Curso de Design de Interiores no IADE - Instituto de Arte e Decoração, em São Paulo.

Estudou desenho e aquarela com Renata Madeira e História da Arte com Arnaldo Aparecido Filho, entre 1996 e 2001, ambos em Araçatuba/SP. Em 1995, Lourdes Gilberti, juntamente com vários outros artistas plásticos de Araçatuba, ajudou a formar e fundar a Associação dos Artistas Plásticos de Araçatuba, a APLA, desfeita anos depois por conta de desinteresse do grupo.

Em 2000 fundou sua escola e galeria de arte, onde formou ou ampliou o repertório de vários outros artistas, por meio de aulas de desenho e pintura, além de promover cursos livres e palestras com profissionais renomados do circuito artístico. No intuito de maximizar sua processo de produção e visão artística, recebeu orientação de desenho e pintura com os artistas plásticos e críticos de arte Sérgio Fingermann, Osmar Pinheiro, Carlos Fajardo e Marco Gianoti, em São Paulo.

Participou de várias mostras individuais e coletivas, entre as quais, destacam-se: Mapa Cultural Paulista, fase final (1995); XI Salão Paranaense da Paisagem, Maringá/PR; Prêmio Exposição Individual (1996); Galeria Itaú Cultural, Penápolis/SP (1997); XII Sçao de Artes Pláticas Contemporâneo de Presidente Prudente/SP - Prêmios: Melhor Técnica Mista e Aquisição (1995 e 1997); Coletiva Brasil 500, Araçatuba/SP (2000); I Panorama de Artes Visuais de Bauru - Menção Honrosa (2002); Araçatuba com Arte - Mostra Coletiva e Catálogo de Arte, organizado por Antonio Luceni, Araçatuba/SP (2003).

Catálogo comemorativo aos 95 anos de Araçatuba

Por questões operacionais e pessoais, a artista hoje se dedica à pintar individualmente e à arquitetura de interiores.

Forte abraço e até a próxima semana.

Abaixo, algumas produções plásticas de Lourdes Gilberti.








Confira mais trabalhos no site da artista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário