quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CINEMA E PROFESSOR - PARTE 1

* Professora universitária e mestre em Mídias Digitais

O cinema tem como sua função social mais importante promover o equilíbrio entre o homem e o projetor de filmes (a máquina); melhor dizendo, sobre a forma com que o homem interpreta o que assisti. Os personagens nos ajudam a vislumbrar um espaço de liberdade, já que nos permite criar nossas viagens e aventuras. Por isso, no mês em que comemoramos o dia do professor, vamos homenageá-lo, nesta primeira parte do texto, com a apresentação de dois filmes que destacam a atividade docente, e agradecer a esse maravilhoso profissional por nos levar ao conhecimento do novo mundo, de acordo com cada época.
  
Vamos deixar de lado todas as questões negativas que envolvem os professores, como má remuneração, desvalorização da carreira e más condições de trabalho, para ressaltar os desafios que vencem todos os dias. Estar em uma sala de aula tem seus prazeres, e o cinema, ao longo do tempo, tenta mostrar o quanto é possível superar desafios em nome de um ideal de vida. O professor, no seu mais íntimo, ama ser professor!

E nesse contexto de amar o que faz é que apresento dois filmes que retratam o ensinar de uma maneira especial: o primeiro é Sociedade dos Poetas Mortos (1989): muito conhecido no meio docente e de grande sucesso, o filme tornou-se um modelo quando se pensa no professor que contraria as formas tradicionais da educação. O segundo filme é O Sorriso de Mona Lisa (2003); embora com quatorze anos de diferença entre uma produção e a outra, ambos os filmes possuem roteiros originais, se passam nos EUA, na década de 1950, em instituições tradicionais de ensino, e ambos mostram o conflito de um novo professor, com métodos não tradicionais nessas instituições de ensino.

No filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989), o professor Keating  (Robin Willian) é muito bem humorado e valoriza o contato com os alunos, gerando um ótimo relacionamento com a classe. Ilustra suas aulas declamando frases poéticas e, junto com seus alunos, inicia o grupo de poesia “Sociedade dos Poetas Mortos”, que se reúne durante à noite em uma caverna no terreno da escola para ler poesia e discutir assuntos de interesses mútuos. É um filme que merece ser assistido; com ele você poderá conhecer o estilo de educar do professor e rever a sala de aula sob outro olhar. Além disso, vai conhecer a sua famosa frase que marcou o filme na história do cinema: Carpe diem, que quer dizer, "aproveitem o dia!".


O outro filme que destacamos nessa semana é O Sorriso de Mona Lisa (2003), que tem sua trama centrada na professora de História da Arte, Katherine Ann Watson (Julia Roberts); com 30 anos, é independente e solteira. Ela é aceita para dar aulas em Wellesley College, escola feminina, tradicional e elitista.  A história nos apresenta uma professora que, na relação com suas alunas, procura ensinar a enxergar além das aparências, e acaba entrando em conflito com a direção da escola, pois a atitude da professora choca os membros da direção. Sua permanência na escola fica vinculada a restrições em relação as suas atitudes; como não concorda, pede demissão e sai em viagem à Europa para conhecer obras que nunca tinha visto pessoalmente. Utilizando a arte moderna, Katherine passa a questionar valores tradicionais da sociedade, com o intuito de fazer suas alunas pensarem por si mesmas, serem autônomas, independentes e se tornarem mais críticas. O filme é interessante e atual, muito bom e provocativo.


Os professores protagonistas dos filmes que apresentamos utilizam a arte como o caminho para o aprendizado, o conhecimento e conseguem escapar da forma tradicional e pouco atraente de ensinar, buscando formar um aluno reflexivo, com espírito... E conseguem!

Minha sugestão é que assistam a essas produções, sejam professores ou não. Tratam-se de dois filmes que provocam a reflexão enquanto cidadão e ser humano. São filmes que nos acrescentam.

E aos nossos queridos professores, homenageados nestes filmes e em tantos outros, fica nossa gratidão por tudo que vivem e superam em nome do amor por seus alunos.

Parabéns a você, que é mestre, e a você que teve um mestre inesquecível. Somos parte de um todo.

Na próxima semana vou trazer mais um pouquinho de filmes com essa temática. Espero que curtam as sugestões e repassem aos amigos.

Até a próxima semana e carpe diem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário