sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Três casas dos anos 1950

*Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie
Durante o mês de setembro, pretendo apresentar alguns projetos de residências que são referências na história da arquitetura. Não pretendo escrever detalhes de cada projeto; em vez disso, prefiro mostrar algumas fotos, seguidas de uma breve e sucinta apresentação. Para começar, separei alguns projetos de três arquitetos que eu admiro muito. São projetos realizados nos anos 1950, e todos seguem um modelo muito clássico e comum dessa época: a casa pavilhão.

De modo bem geral, essas casas expressam a industrialização da construção civil. Talvez, as duas primeiras, tenham essa linguagem do aço e do vidro mais forte do que a terceira. Entretanto, não há como negar, que todas fazem do paisagismo um aliado. A beleza de cada uma dessas casas é realçada quando a vegetação enquadra os volumes como esculturas em meio aos jardins. Evidentemente que a vegetação não serve somente como ornamento. Nos dois primeiros projetos, aonde o vidro é mais proeminente, as árvores servem como quebra-sol e protegem a casa do excesso de luz e calor.

No terceiro exemplo, a cobertura tem um desenho em curva muito bonito e é apoiada somente em quatro pilares nas extremidades. Neste projeto, diferentemente dos dois primeiros, os quartos e cozinha ficam separados da área social. Outro detalhe importante é a incorporação do muro de pedra, que faz um contraste interessante com o aço e o vidro.

Eu costumo dizer que essas casas são feitas pra quem não tem medo do vizinho. Geralmente, são econômicas em paredes e esbanjam fechamentos em vidro. Para quem tem mania de perseguição, é um péssimo negócio! Mas para os que apenas são tímidos, boas cortinas resolvem o problema!

Casa 1 – 1949 – Glass House – Philip Johnson – Connecticut:




Casa 2 – 1951 - Farnsworth House – Mies Van der Rohe - Illinois




Casa 3 – 1954 – Casa Edmundo Cavanelas – Oscar Niemeyer – Rio de Janeiro.



Um comentário: