sábado, 28 de setembro de 2013

São nossas viagens de leitura que nos constituem!

*Professora efetiva da Educação Básica e mestranda em Educação pela Unesp

Prezado leitor,
Olá!

Caminhamos até aqui refletindo um pouco sobre a oralidade, a leitura e a escrita, adentramos às temáticas “práticas de leitura” e “contação de histórias” e perpassamos pela literatura infantil apresentada às crianças de educação infantil.

Também refletimos sobre o trabalho educativo desenvolvido pelos professores e demais profissionais da educação que atuam junto às crianças de 0 a 5-6 anos de idade e que se fazem significar na formação destes pequenos leitores.

Bem, hoje não quero falar especialmente àqueles que se dedicam ao ensino, mas desejo falar a todos que separaram alguns minutos do seu tempo para ler e refletir comigo o assunto apontado aqui neste texto.

Para isso, algumas indagações são necessárias para você relembrar a sua formação leitora:

Gosta de ler, ouvir histórias e/ou escrever? Quem são as pessoas e os lugares que contribuíram com a sua formação leitora? Quais os portadores de texto a que você teve e procura ter acesso? Quais os gêneros textuais a que mais lhe agradam? Enfim, diga: Qual é a sua história? Que leitor é você?

Todos nós temos uma história de leitura, de escrita, que faz parte da nossa vida!

Não há uma história melhor ou pior que a outra. Já comentei isto outro dia.

Podemos ter tido uma história de leitura e escrita repleta de dissabores, no entanto, se acreditamos que cada leitura feita, cada pesquisa realizada, cada aprendizagem compartilhada, tudo contribuirá para continuarmos a constituir nossa história, a verdade é que sempre devemos buscar novos conhecimentos que podem ser obtidos das muitas “viagens” que fazemos por meio de nossas leituras!

Comecemos agora. Há textos diversificados e significativos para ler.

Convido a você, leitor assíduo ou efêmero deste blog, a compartilhar suas experiências de leitura com todos ao seu redor e assim escrever a sua história!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário