quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MARIA JOSÉ CARNEIRO


Olá pessoal, tudo bem? Hoje falaremos sobre a artista araçatubense Maria José Carneiro, que adotou o nome artístico M.J. Carneiro. Maria José tem formação acadêmica em Pedagogia e História. Na área de Artes Plásticas, fez vários cursos em Florianópolis, Balneário Camboriú e São Paulo. Tem como artistas preferidos e admirados Claude Monet, Camille Pissarro e outros tantos impressionistas; em Araçatuba, gosta de citar Edna Badú como uma de suas artistas prediletas.

Realizou duas exposições individuais na Biblioteca Municipal "Rubens do Amaral", em Araçatuba. Participou de mostras coletivas em São Paulo (UDEMO), “Olhar Arte" (Araçatuba), Balneário Camboriú e também fez uma exposição em Dallas (Texas/EUA).

Maria José tem como plano pessoal realizar muitas viagens pelo Brasil e exterior, entremeadas com exposições e visitações a museus, galerias de arte, além de galerias públicas a céu aberto.

Para Maria José arte é a manifestação de um artista a partir de sua visão do mundo. Nessa visão está contida toda a sua sensibilidade.

Para ela, o tratamento que dão às Artes Plásticas no mundo,  aproxima-se do desejado. No Brasil, acredita que há muito caminho a percorrer.

Atualmente existe uma maior atenção para todas as artes em Araçatuba. Exposições de Artes Plásticas são constantes, saraus, peças de teatro etc... Vê tudo isso como o resultado de um percurso que se estende nas últimas décadas e que está se acentuando agora.

Maria José não vê como negativo a participação dos gestores públicos no setor cultural, mas poderia haver melhoras, como parcerias entre o poder privado e o público.

Para ela, o mundo precisa de Arte porque a Arte é o alimento do espirito. O tema do seu trabalho é a arte contemporânea, abstrata. Mas ele não limita sua criação. Ela não diz não conseguir viver de Arte; por isso tem outra fonte de renda.

A artista busca promover sua arte por meio de exposições, mas também tem seus trabalhos divulgados em outros meios, como revistas, internet etc.

ALGUNS TRABALHOS DA ARTISTA:





Um comentário: