quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MÁRCIA PORTO

*Artista plástica e contadora de histórias

Olá, pessoal. Tudo bem? Bom, esta semana gostaria de partilhar para vocês essa artista, de uma linguagem tão particular e de um percurso tão próprio que se confunde com a própria história e o trabalho em Artes Visuais em Araçatuba. Apesar de não mais estar morando e atuando em nosso município, ainda interage entre nós com vindas pontuais para cursos personalizados e atendimentos individualizados em artes plásticas, além, é claro, dos muitos discípulos que deixou por aqui. Entre eles, eu mesma. Com vocês, Márcia Porto.

Márcia Regina Porto Rovina é araçatubense, formada em Artes Plásticas e Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp,  com mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora do Unitoledo - Centro Universitário Toledo de Araçatuba, onde coordenou o curso de Design de Moda e ministrou aulas nos cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Design de Moda; e nos cursos de pós-graduação: Alfabetização e Letramento, Design de Interiores, História eCultura e Moda, Comunicação e Cultura. Atualmente, doutoranda pela Universidade de São Paulo.

Tem, também, formação no exterior com estudos de pintura no Atelier De Maria, Vicenza, Itália (1990) e, em 1993, no Atelier Porter, Illinois, EUA. Manteve por mais de vinte anos um ateliê próprio, denominado Fare Arte, integrado a APLA (Associação de Artista Plásticos de Araçatuba).

Tem uma vasta produção artística, incluindo pinturas, xilogravuras e desenhos com a utilização de diferentes materiais. Entre alguns de seus orientadores, podemos citar Paulo Pasta e Sergio Fingermann. Seu trabalho, estende-se, ainda, para o campo da ilustração, tendo participado como ilustradora das obras "O pé de jabuticaba" e "Se essa rua fosse minha", da escrita e poeta Calula Rocha Soares.

Participou de diferentes mostras individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior, entre as quais Grupo Onze, Unicamp; Salão Nacional de Arte Universitária de Belo Horizonte; Pinturas, Biblioteca Municipal de Araçatuba; I Salão de Artes Plásticas de Fairfield, Ilinois, EUA; XV Salão de Verão de São José do Rio Preto/SP; VI Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo; XVI Salão de Arte Contemporânea de Santo André; Panorâmica Arte no Interior, SESC Rio Preto; Márcia Porto e Suzie Signari – Artistas Selecionadas para o Programa Anual de Exposições, São Bernardo do Campo; XVI Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo.

Abaixo, uma mostra da produção de Márcia Porto. Forte abraço e até a próxima semana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário