domingo, 22 de setembro de 2013

Dona Oliva: pizzaria gourmet

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
Discordando do dito popular “tudo acaba em pizza”; o artigo deste domingo reinicia a temática “Serviços de alimentação – restaurantes”. Apresento a você, leitor, a pizzaria Donna Oliva de Araçatuba (SP). Confesso que foi um dos primeiros lugares que conheci quando cheguei aqui, no ano de 2005, em terra de Araçás para trabalhar no curso de Turismo do Centro Universitário Toledo. Após a reunião pedagógica do início daquele ano letivo fui convidado para comer uma pizza e, assim, conhecer melhor os colegas de trabalho e a cidade.


A casa está localizada na avenida da Saudade, 1225  - uma das principais vias da cidade, no jardim Nova Iorque, um bairro residencial de alto padrão. A fachada do local logo chama a atenção pela singularidade “um galpão de tijolos rústicos à vista” lembrando aqueles das antigas propriedades rurais do interior paulista, porém com um ambiente interno bem ornamentado e aconchegante, o teto retrátil favorece a ventilação tornando a climatização do ambiente muito agradável mesmo com as noites quentes desta região do estado. 

Fundada em 6 de outubro de 2004 com a missão de “preparar incomparáveis pizzas tradicionais com ingredientes de qualidade, selecionados com cuidado, ambiente agradável e atendimento que faz você se sentir em casa”, a pizzaria está sempre aberta a esperá-lo. Isso mesmo, ela funciona todos os dias da semana, das 18h às 24h, com o lema “um brinde à pizzaria que une e reúne amigos, amores, família e negócios”.

O atendimento é cortês e ágil, “difícil encontrar atendimento como este por aí”; os garçons atendem com muita simpatia e, sem sombra de dúvidas, o chope é o melhor da cidade! A pizzaria também dispõe de uma excelente carta de vinhos, dos bons nacionais aos de renome importados que caem muito bem com a divinal massa servida na casa.

O cardápio traz como sugestão de entrada o "carioca", que são mini calzones recheados com camarão, catupiry e palmito, acompanhados de rúcula e tomate seco; do boteco: salame italiano, copa artesanal, provolone e lascas de parmesão acompanhado de massinha assada em forno à lenha; berinjela ao forno, que surpreende os paladares mais exigentes (berinjela e abobrinha marinada em azeite extra virgem, alho e hortelã, cobertas com muçarela, salpicadas com parmesão e assadas em forno à lenha); e outras opções, tais como: calabresa ao forno, provoleta, carpaccio etc.

Outras sessões do cardápio são a de saladas, cornecciones e bruschettas; entre elas destacam-se a tradicional salada caprese: rúcula, tomate caqui, muçarela de búfala, pesto de azeitonas pretas e manjericão; a do Bosco, com alface, rúcula, tomate, palmito, presunto cru, azeitonas, parmesão e manjericão; o corneccione Donna Oliva: massa fina de pizza assada em forno à lenha com azeite extra virgem, tempero especial de limão, pimenta e parmesão; corneccione do branco com azeite extra virgem, sal grosso e alecrim. A bruschetta tradicional é claro, a "pomodoro" tomate em cubos, azeite, manjericão e parmesão; e a Moóca com gorgonzola, rúcula, parmesão e presunto tipo parma.


As seleções de pizzas tradicionais e especiais são de muito bom gosto e você pode optar por massa na espessura fina ou tradicional e com borda simples ou recheada com catupiry ou queijo cheddar nos tamanhos grande com oito pedações ou média com seis pedaços. Os ingredientes usados na preparação são de ótima qualidade. As pizzas tradicionais são: muçarela, marguerita, napolitana, alho e óleo, presunto e queijo, calabresa, atum, romana, catupiry, frango ao catupiry, escarola, portuguesa e quatro queijos. 


São vinte e nove tipos de pizzas especiais; apenas citarei aqui as que mais aprecio, mas fica a dica – vale a pena conferir o rol completo! Caprese: molho de tomate pelati, muçarela, tomate caqui, muçarela de búfala, pesto de azeitonas pretas e manjericão gigante; primo basílico: molho de tomate pelati, muçarela especial, tomate caqui e presunto tipo parma; Donna Oliva: molho de tomate pelati, muçarela especial, presunto defumado tipo alemão e catupiry; fiorentina: molho de tomate pelati, muçarela de búfala, picanha defumada artesanal, cebola roxa e pesto rústico de manjericão; parma e funghi: muçarela especial, shitake marinado em azeite e alho, presunto parma e salsa; Don Corleone: molho de tomate pelati, muçarela especial, bacon artesanal, catupiry, tomate em cubos e parmesão; e a do Bráz: molho de tomate pelati, abobrinha fatiada marinada em alho e óleo, muçarela especial e parmesão.


Nada como um bom azeite para regar as redondas... além do puro extra virgem a casa oferece azeites aromatizados com alho e pimenta malagueta que conferem um sabor adicional inigualável.

Na página de sobremesas, não poderia faltar a banana ao forno caramelada servida na própria casca assada em forno à lenha acompanhada de sorvete com calda de chocolate e farofa; petit gâteau de chocolate e de doce de leite e a taça americana com duas bolas do sorvete de sua preferência.

Mas não se assuste se em um dado momento da refeição você ouvir uma bandeja cair no chão, seguido de um sonoro “parabéns a você” em ritmos de jazz e blues! Tornou-se a marca registrada da casa a comemoração de aniversários distintos, nos quais os garçons fazem a festa, acompanhando os parabéns, o que chama a atenção de todos do recinto.

O sucesso da casa em Araçatuba foi tão promissor que o empresário franqueou a pizzaria para as cidades de Presidente Prudente e Marília. E, ainda, diversificou os negócios abrindo um outro restaurante na cidade, este parceiro de Donna Oliva é o restaurante “Bosco – forneria e cucina”, mas isto é “cena do próximo artigo”.

Bem, hoje ficamos por aqui saboreando uma excelente pizza para coroar o domingo. Aprecie você também!

SERVIÇO: Todos os dias, das 18h às 24h. Delivery: (18) 3621-4881 (não cobram a entrega e levam a máquina para pagamento à cartão). Home page: www.donnaoliva.com.br. Facebook page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário