quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cinebiografia - história da vida real na telona

*Professora universitária e mestre em Mídia Digitais
A Cinebiografia é um gênero do cinema que vem conquistando muito o público de maneira geral. Antigamente a falta de recurso e de criatividade tornava os filmes biográficos muito sem graça e sem atrativo. As cinebiografias são filmes que contam uma história, normalmente de algum público ou famoso, e têm o objetivo de apresentar a vida real, com detalhes que até então são desconhecidos pelo público. 

Normalmente, esses filmes são gravados como uma homenagem ou reconhecimento e, a rigor, a pessoa descrita já morreu. Mas na atualidade isso vem mudando; exemplo disso é o filme em homenagem a Mandela.

A abordagem, na maioria das vezes, tem um ponto de vista crítico e está muito associada a imagem que se deseja retratar e não segue um critério histórico apenas, embora na maioria das vezes a narrativa cronológica prevaleça. Os produtores de um filme biográfico devem estar atentos ao escolher a direção a seguir, para que não desviem a proposta do filme do interesse do público. 

De certa forma é o que está acontecendo com JOB’S. O público criou uma expectativa muito grande com o filme e, ao chegar aos cinemas, o resultado não foi o esperado.  Talvez a decepção tenha vindo justamente pelo que falamos acima: o fio condutor do filme mostrou o lado desafiador e empreendedor de Steve Jobs, mas o público esperava algo mais pessoal, pois a história de vida e superação de Jobs se deparou com momentos marcantes sobre a família, sentimentos e saúde. Mas a opção foi por mostrar o lado empresarial dele e conseguiram, embora o estrondoso sucesso da Apple não tenha acontecido no período retratado no filme.  O lado rígido e grosseiro com que costumava tratar seus funcionários e sócios está bem presente no filme e a caracterização de Ashton Kutcher como Jobs ficou boa, mas, de maneira geral, esta cinebiografia agradou de leve seu público.


O mundo do cinema conta com muitas biografias que deram certo ao pararem na telona. Como exemplo, temos o recente Lincoln, que retrata a vida do presidente norte-americano Abrahan Lincoln, que enfrentou a Guerra Civil nos EUA e emancipou os escravos de seu país. O filme dirigido por Steven Spielberg, teve claro suas falhas, mas as qualidades superaram em muito. Observar Daniel Day-Lewis em cena é impressionante e os atores que fizeram parte do elenco não ficam muito atrás.



Como cinebiografia brasileira o destaque vai para Dois Filhos de Francisco, embora nem tudo tenha acontecido da forma apresentada e a história tenha tido lá seus retoques, a essência é verdadeira, e isso em uma cinebiografia é essencial. Foi com a ajuda de Dira Paes (Helena, mãe dos meninos) e Ângelo Antonio (pai dos meninos) que deram um show que pudemos ver na tela a linda história do sonho de Francisco dar certo.


Alguns filmes deste tipo atingiram um grande sucesso ao conseguirem realizar uma obra cinematográfica, onde o protagonista seja muito parecido com o personagem principal, com é o caso de Ray (vida de Ray Charles) e A Rainha (vida de Elizabeth II); mas também tivemos o lançamento recente, no Festival de Toronto, do filme Mandela: Long Walk to Freedom, onde o ator não se assemelha com Mandela e, ao término, o filme recebeu oito minutos de aplausos. Vale lembrar que não é essa semelhança  que consagra uma cinebiografia, o mais importante é narrar a  trajetória do líder, mártir, famoso ou pop star de acordo com a intimidade e inspiração pertinente ao personagem; é conseguir mostrar ao público o melhor do homenageado.


Bom, já deu pra ter uma ideia do que são as Cinebiografias. Agora é só escolher seu ídolo, verificar se já existe o filme que retrate a vida dele e curtir...

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário