domingo, 29 de setembro de 2013

Bosco: da forneria à cucina

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria

O parceiro da Donna Oliva, a pizzaria apresentada a você, leitor, no domingo passado, é o “Bosco - forneria e cucina”. O restaurante foi inaugurado em dezembro de 2007 com a proposta de oferecer a Araçatuba uma “gastronomia italiana em sua forma mais artesanal, com ingredientes selecionados e de qualidade superior. Vasta opção de vinhos, com rótulos de inúmeros países e para todo tipo de paladar”.

A cozinha internacional sempre encanta os bons gourmands e, neste lugar de excelente comida e bebida de muito bom gosto, não é diferente.

O ambiente é requintado e o atendimento de primeiríssima qualidade, tanto no serviço de bebidas quanto nas especialidades do restaurante.

A casa dispõe de dois ambientes: uma grande varanda semiaberta à volta de um destacado e bem iluminado bar, e um outro mais privativo e próximo a um grande forno rústico de tijolos aparentes, a “forneria”, com mesas são grandes e cadeiras confortáveis, que condizem ao local.

O lugar é bem localizado, com segurança na entrada do estabelecimento e um garçom que nos recebe e nos acompanha até a mesa, são detalhes que já enriquecem o local, demostrando acolhimento e hospitalidade. Estes pequenos gestos de polidez e civilidade são diferenciais em qualquer estabelecimento de restauração e muitos empresários do ramo não os atendem considerando-os supérfluos.

No Bosco, o cardápio é bastante extenso e representativo da culinária italianíssima, divide-se nas seguintes sessões: antepastos; bar da cozinha; bar do forno à lenha; saladas; gnocchi; massas frescas recheadas; massas do bosco; risotos; especialidades; grelhados e sobremesas.

Antepastos: Pão de folhas do Bosco (massa finíssima e crocante, assada em forno à lenha coberta com parmesão e limão Siciliano ou gorgonzola e azeitonas); porção de pão da casa.

Com o lema “uma grande especialidade faz parte da nossa história”, o bar da cozinha contempla as seguintes porções: polenta frita (aromatizada ao alho e alecrim); bolinho de bacalhau (acompanhado de molho picante de pimentão); cumbuca de calabresa (puxada no azeite com cebolas roxas, azeitonas pretas, vinho tinto, tomates frescos acompanhadas de pão italiano); camarão da adega (exclusividade Bosco) gratinado no forno à lenha ao azeite e ervas; crocante de filé mignon (à milanesa servido aperitivo com três molhos: mostarda, gorgonzola e quarto queijos); Dorata (iscas de filé gratinadas em forno à lenha); e os clássicos: carpaccio e canapés de carpaccio.

A exclusividade do Bosco é o bar do forno à lenha e nele você poderá apreciar a brandade de bacalhau (desfiado com bacon, creme de babatas e ervas finas gratinado); berinjela ao forno (berinjela e abobrinha marinada em azeite extra virgem, alho e hortelã, cobertas com muçarela, salpicadas com parmesão e assadas); Panzotti de queijo e carioca (travesseiros de massa da casa recheados e assados no forno à lenha); e as bruschettas: pomodorini, affumicata (berinjela marinada em azeite e ricota defumada), mozzarella e funghi, Donna Oliva (com presunto defumado, catupiry e muçarela), paulistana (com tomate cereja, muçarela, azeitonas pretas, manjericão).

Saladas: Bosco (alface, rúcula, tomate, palmito, prejunto cru, azeitonas, parmesão e manjericão); americana (alface americana, frango em cubos grelhados, palmito pupunha, tomate seco, lascas de parmesão, croutons e molho especial de mostarda francesa); Bacalhau (alface americana, lascas de bacalhau marinado em azeite extra virgem, cebola roxa, tomate seco, palmito pupunha e molho pesto).



Como boa casa italiana, as massas frescas e recheadas são de fabricação própria, exceto o penne que é grano duro importado. Do rol das massas frescas recheadas, cito: o parpesto (ravióli de muçarela ao molho pesto, presunto parma e parmesão); ravióli da casa (recheados com camarão e abobora ao molho de tomate fresco e manjericão); lasagne (recheada com carne assada e desfiada, muçarela, parmesão e creme de queijo gruyére) seve duas a três pessoas. Das massas frescas (tagliolini, fettuccine e penne) você poderá escolher o molho de sua preferência: camberi (camarão), baccalà (bacalhau), provençal (com camarão), quatro queijos, pomodoro, piccata (filé ao poivre), napolitana, carbonara (com polpetinhas), calábria (linguiça calabresa picante), siciliano (salmão confitado ao creme de alho poró e limão siciliano) e alla Norma (berinjela, ricota picante e azeitonas). Os gnocchis: paulista (de batata); zucca (de abobora); de camarão e à moda do Bosco.

Com um bom arbóreo se faz muitos risotos: de parma e aspargos; camberi; rosso (com frutos do mar); quatro queijos ao piccata e cogumelos; Bosco (com bacalhau); tricolore (com muçarela de búfala, tomatinhos confitados e rúcula); português (com linguiça paio deglaçado com vinho cabernet sauvignon); e funghi.

Entre as especialidades, temos no cardápio: arroz cremoso, filé parmagiano, bacalhau do Bosco, e saudade do verdadeiro strogonoff; e os acompanhamentos especiais para acompanhar os grelhados: batatas assadas acompanhadas de molho branco, fettuccine na manteiga, risoto ao tomate e parmesão, legumes grelhados ou brócolis com palmito fresco.


Grelhados: filé ao poivre, mostarda, gorgonzola suave; trio de filé (escalopes com os três molhos citados); prime rib premium (corte especial da bisteca padrão norteamericano); bife ancho e bife de vacio (cortes argentinos); carré de cordeiro ao molho de hortelã; filé de frango; salmão; robalo e camarão.

Para a criançada, o cardápio apresenta o bosquinho filé e o bosquinho fettuccine com polpetinhas de carne. 

As sobremesas são de dar água na boca nos adultos e nas crianças: tortinha beliscão (tortinha de goiabada com calda de requeijão e sorvete); crepe de doce de leite; gosto de infância (porção de minichurros); petit gâteau de chocolate com sorvete de creme; abacaxi na lenha com sorvete e crocante e taças simples de sorvete.

Estando em Araçatuba ou recebendo um visitante, esta será uma ótima opção e experiência gastronômica do forno à cozinha! Venha conferir e, quem sabe, nos encontraremos por lá, ou em algum outro restaurante que apresentaremos na próxima semana.

SERVIÇO: Segunda a Sábado das 18h às 24h e aos Domingos das 12h às 16h. Delivery somente aos domingos das 11h30 as 15h30. Fone: (18) 3608-1718. Facebook page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário