domingo, 4 de agosto de 2013

UM BOLO EM SUAS MÃOS...

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
Pequeninos, macios, saborosos e coloridos enfeitam as vitrines das padarias, cafés e docerias da cidade, despertam a vontade de experimentá-los só pelo olhar. Os cupcakes ou "bolo assado em formato de copo" estão em alta, tanto nas festas infantis quanto em outros eventos adultos casuais.


Poucos são aqueles que não os apreciam, graças à diversidade de sabores e pelo visual colorido e tematizado que possuem. Estes bolinhos miúdos, saborosos, divertidos e coloridos, originaram-se da ideia de fazer um bolo de forma rápida e com os mesmos ingredientes dos tradicionais bolos. Isto revolucionou o mundo da confeitaria clássica e artística. Alguns atribuem esta criação aos americanos, outros aos ingleses, mas o que importa de fato é que sua popularidade alcançou o mundo. Os cupcakes têm o tamanho ideal para uma pessoa matar aquela vontade de comer um docinho e individualmente trouxeram a personalidade que os bolos padronizados das confeitarias profissionais perderam ao longo do tempo.

Mesmo quem não leva o menor jeito na cozinha, encanta-se em prepará-los. Fazer cupcakes pode despertar distintos sentimentos, a paciência por exemplo, eles são ricos em detalhes, sua confecção é meticulosamente calculada para garantir o formato de bolo em miniatura e a aparência digna de exposição às vitrines. Os cups tornaram os aniversários, as pequenas reuniões, grandes jantares, eventos corporativos, casamentos, chás da tarde e coffeebreak numa diversão personalizada. 

Atualmente há uma infinidade de utensílios apropriados ao preparo desta miniatura deliciosa que se tornou tendência na confeitaria, a versatilidade de criação, decoração e sabores; a diversidade de forminhas e confeitos, a facilidade de armazena-los e transporta-los sem contar a relação lúdica que estes pequenos bolinhos trazem tanto para quem os faz como para quem os consomem são os seus principais atributos. Os recheios ficam ao gosto do freguês, a variedade é tamanha que agradam os mais exigentes paladares. Vale ressaltar os recheados com geléias de frutas, os calóricos com ganache, creme belga, crème Pâtissière entre outros e os molhados com suco de frutas ou bebidas alcóolicas.


Os bolinhos podem variar de tamanho dos mais minimalistas "mini-cupcakes" aos montados em torres que agradam visualmente a todos: as crianças gostam porque são coloridos, já as noivas e aniversariantes gostam da ideia do diferencial, pois querem sempre impressionar os convidados com a criatividade que eles podem trazer, até mesmo os homens estão se aventurando na arte de fazer cupcakes, boa terapia essa... Na tv já virou até reality show "Guerra dos cupcakes" e "DC cupcakes" em que os participantes são desafiados a fazer os cups em quantidades absurdas e sabores exóticos e julgados pela habilidade e criatividade.


Os cupcakes gourmets ensaiam diferentes combinações de ingredientes e coberturas com estilo arrojado, modelados com pasta americana e com os bicos de confeitar valorizam ainda mais os detalhes, são verdadeiras obras de arte. As coberturas dão a eles o toque final e artístico, neste momento vale toda criatividade, tanto na escolha da decoração como no produto aplicado. As coberturas de chocolate são sem sombra de dúvidas as preferidas pela maioria, mas os com chantily, marshmallow, glacê real, pasta americana e os muitos confeitos coloridos existentes são bastante usados e agradam muito.

Não é incomum presentear alguém com eles, servi-los de sobremesa ou oferecê-los como lembrancinhas em casamentos ou outros eventos. Aposte nos cupcakes você certamente se realizará. Conheço pelo menos três pessoas que começaram a fazê-los por descontração e hoje fornecem estabelecimentos comerciais e eventos, de qualquer forma recomendo que faça um curso específico para aprender os macetes e dicas. Um bolo está em suas mãos, agora basta experimentá-lo!

Até mais ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário