domingo, 18 de agosto de 2013

SANTA HORTA - RESTAURANTE CONCEITO

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
Alimentação natural e saudável é a pedida da vez! Tenho a honra de apresentar a você leitor, o restaurante Santa Horta, na cidade de Araçatuba (SP). Um empreendimento com uma proposta diferenciada e conceito bem definido. Inaugurado em abril de 2011, na Rua Cristiano Olsen, 1428 – Higienópolis, bairro próximo ao centro, hasteou a bandeira da alimentação saudável e prazerosa. “O Santa Horta é para aqueles que acham que para ser saudável não é preciso abrir mão do sabor, para aqueles que vão além do sal, vinagre e azeite, que saem da rotina, que cansaram do arroz e feijão de todo dia”.


A princípio, o estabelecimento foi confundido como restaurante vegetariano, porém em pouco tempo mostrou à que realmente veio. “O novo, o inusitado, colorido, o doce com o salgado; a folha e a fruta em perfeita harmonia; a carne na medida certa, sem exageros; o leve e o saboroso, o saudável e o natural” é a cuidadosa proposta dos chefs, formados em Gastronomia: Cristian Melios e Larissa Zeviani são os proprietários da casa.

O serviço acontece das 11h às 14h, de terça-feira a domingo (buffet a quilo) e 19h às 23h (à la carte) de terça a sábado. O cardápio traz o requinte da gastronomia internacional e os principais ingredientes orgânicos da alimentação funcional. Como opções de "entradas" encontramos o carpaccio, porções de filé mignon e picanha acebolada, acompanhadas de pão quentinho e molho barbecue; e as opções vegetarianas de rolinhos de abobrinha recheados com ricota, espinafre e nozes; e  berinjela, tomate sweet e queijo branco. Miniwraps de rúcula e Bruschetta de tomate seco com muçarela de búfala e manjericão.


As saladas levam nomes regionais brasileiros (babaçu, inajá, cambará, araraúba, pau-brasil, cateretê, tucumã e camboé) todas as combinações possíveis e imagináveis entre folhas, frutas, sementes, legumes ao molho de sua preferência, iogurte com ervas, emusione, oriental, mostarda e mel e laranja. Você pode, ainda, incrementar sua salada escolhendo uma carne para acompanhar ou compor sua própria combinação de ingredientes.

Outras opções são os sanduíches frios ou quentes; destaque para o frio de presunto parma no pão integral e o quente de escalope de filé mignon com cream cheese, palmito, abobrinha grelhada e alface no pão ciabata. Os beirutes e crepes complementam as opções dos lanches; o favorito é certamente o de camarão com alho poró e cream cheese. O detalhe fica por conta da massa finíssima e crocante feita de farinha integral.

Para quem não dispensa em suas refeições uma boa comida italiana, o Santa Horta abre um leque de variedades com massas integrais do tipo penne, espaghetti e talharim, servidas ao molho tradicional (carbonara, ao sugo ou putanesca) e com camarão (aspargos verdes, ricota e tomatinho sweet), shitake e shimeji etc. Não menos italianos os risotos de alho poró acompanhado de filé de salmão; presunto parma com muçarela de búfala e melão; aspargos frescos acompanhados de tornedó (corte do filé mignon); frutos do mar com ervas frescas; shitake e shimeji; bacalhau; paleta de cordeiro; gorgonzola com pêra; e carne seca desfiada com cabotiã.


Os pratos conjugam o melhor dos cortes das carnes nobres (filé mignon, frango ladeado de Parma e posta de salmão em crosta de cereais) com acompanhamentos harmoniosamente combinados: arroz integral, sete grãos, legumes no vapor, cuscuz marroquino, mix de folhas, purês de batata e mandioquinha, alho poró e aspargos grelhados.

Como podemos perceber, o cardápio é vasto e ainda conta com as opções de sobremesas, como: smoothies (frutas batidas com iogurte desnatado); açaí na tigela e os crepes de banana com nutella, morango e chocolate; mousses e frutas batidas com sorvete de creme. As bebidas privilegiam os sucos naturais de frutas e a novidade são os sucos terapêuticos: para digestão, pele, cólica, os anti-insônia, celulite, gripal, sinusite e TPM. Os drinks clássicos também fazem parte deste rol: bloody mary, mojito, marguerita e caipinhas de cachaça, saquê e vodka, além das bebidas convencionais, cervejas, vinhos e destilados.


Na hora do almoço, um verdadeiro banquete a quilo é oferecido ao freguês. Um buffet de saladas bem variado e muito colorido inspiram a saudável refeição. Os pratos quentes contam com três opções de carnes, uma massa, arroz integral e comum, feijão e sempre uma opção de refogado, sauté de legumes muito saborosos.

O ambiente é acolhedor a decoração levemente rústica, com piso em cimento queimado e mobilha em madeira (mesas, cadeiras e aparadores). O salão é climatizado com som ambiente, iluminação aconchegante e painéis fotográficos em motivos de frutas naturais; o tecido das almofadas e jogo americano em tons de verde claro e marrom. Na área externa com vista para a rua, mesas bistrôs atendem uma refeição rápida ou apenas um drink, quando em espera nos dias mais movimentados. O atendimento é sempre cordial e personalizado aos frequentadores fidelizados e os chefs Cristian e Larissa fazem questão em cumprimentar os clientes à mesa, não abrindo mão da hospitalidade por excelência.

Nos vemos por lá, ou em algum outro restaurante que apresentaremos nas próximas semanas.

Até breve!

Um comentário: