segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Morricone e sua maravilhosa música

*Professora de música e regente, formada pelo Conservatório de Tatuí/SP.

Quem me conhece sabe de minha paixão pela obra de Ennio Morricone. Aos poucos fui conhecendo suas composições e arranjos e fui tocada de forma surpreendente. Talvez pelo maravilhoso casamento entre o som e a imagem que Morricone é capaz de fazer. Ennio Morricone, compositor, arranjador e maestro italiano, nasceu em 10 de novembro de 1928. Compôs trilhas para mais de 300 filmes.

Música é assim, não sabemos ao certo, mas algumas canções tocam mais nossas emoções e, assim, vem a admiração pelo compositor.

Lembro-me da primeira vez em que ouvi “Cinema Paradiso” – trilha do filme de mesmo nome de 1988; eu a ouvi repetidamente por 13 vezes e meu encantamento só aumentou. Para mim é uma das mais belas melodias que já ouvi. Recentemente, lembrei-me de um arranjo dessa canção para trompete e violoncelo e desejo compartilhar com vocês. Aqui, Cinema Paradiso tocada em um show de Chris Botti (trompetista) realizado em 2009 e que teve a participação de vários músicos e para essa música contou com o renomado violoncelista Yo-Yo Ma:


Compartilho também uma execução com orquestra regida pelo próprio Morricone: “Cinema Paradiso” – “In Concerto - Venezia” (2007):


Não posso deixar de mostrar a vocês uma versão dessa música que gosto muito de cantar e, aqui, cantada por outro músico da minha coleção de preferidos, Josh Groban. É maravilhosa!  Josh Groban – “SE” – “Cinema Paradiso”:


Um filme, em que sua obra destaca a beleza das cenas de forma magistral, é o “The Mission” – A Missão, de 1986. Essa música que vou agora, vocês já devem tê-la ouvido em casamentos, cantada por corais: “Gabriel’s Oboe”. Vamos conhecer a composição original – instrumental – na cena do filme. Para quem quiser, é uma dica de filme – a história e a trilha sonora são envolventes. The Mission - Gabriel's Oboe: 


A seguir, temos uma versão com coro, cantando em “humming” a estrutura harmônica e um oboé tocando a melodia. Lindo também!

Há uma versão dessa música com letra em italiano - chama-se “Nella Fantasia”. Vamos ouvir na interpretação por Sarah Brightman:


Ennio Morricone foi nomeado pela Academia de Hollywood para cinco Óscares de Melhor Trilha Sonora entre 1979 e 2001, não tendo vencido nenhum deles. Em 2007 ele recebeu pelas mãos de Clint Eastwood um Oscar honorário “Pelas suas magníficas e multifacetadas contribuições musicais”. 

Termino nosso papo de hoje compartilhando uma excelente reportagem sobre esse grande compositor: 
Gilberto Smaniotto conta a história de Ennio Morricone em uma reportagem maravilhosa: 


Até a próxima semana, queridos. Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário