quinta-feira, 1 de agosto de 2013

DEOLINDA AGUIAR

*Artista plástica e contadora de histórias
Deolinda Aguiar
Nesta semana conheceremos um pouco da artista plástica e fotógrafa araçatubense Deolinda Aguiar. Sua formação se dá por diferentes vias, iniciada em arte como terapia educacional na Universidade Católica de Campinas (PUCCamp) e é encaminhada e ampliada com orientações de Márcia Porto (desenho), Arnaldo Aparecido Filho (História da Arte), Lourdes Gilberti (pintura), Osmar Pinheiro (Pintura), Carlos Fajardo (desenho), Marco Gianotti (pintura), Ismael Oliveira (fotografia), processo criativo com Charles Watson (Instituto Tomie Otake) e com Everton Balardin (fotograifa) e Juliana Monachei (Espaço EDEN).

Participou de diferentes mostras coletivas e individuais, entre as quais: The Change – World Bank of America – Washington/USA (2011); Fidalga no Paço Artes/SP (2010); Nos limites da arte – Funarte/SP (2010); Centro de Pesquisa Carpe Diem – Lisboa/PT (2010); Galeria  Zoon , Carlos Carvalho – Lisboa/PT (2010); Presente Fidalga – SESC -Ribeirão Preto/SP (2008); Fidalga’ 05  – curadoria de Nancy Betts, Paço Municipal Santo André/SP (2005); 33º Salão de Arte Contemporânea de Santo André/SP, curadoria de Angélica de Moraes (2005); 35º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba/SP (2004); Exposição Fermento – atelier Fidalga – São PauloSP (2004); 32º Salão de Artes Plásticas de Santo André/SP (2004); VII Semana de Fotografia do Museu de Arte de  Ribeirão Preto (2004); Catálogo Araçatuba com Arte - Artistas Plásticos de Araçatuba/SP, curadoria de Antonio Luceni; Dia Internacional da Mulher- Araçatuba/SP (2002); Coletiva de Artes Plásticas-  Secretaria de Cultura de Araçatuba – SP; Semana de Arte da UNESP – Araçatuba/SP (2002). Recebeu, entre outros, o Prêmio Aquisição 33º salão de arte contemporânea de Santo André/SP”, curadoria de Angélica de Moraes. Há muitos artistas a partir dos quais se alimenta para produzir sua arte, mas dá destaque a Louise Bourgeois, Gaudi, James Turrel, entre outros.

Para Deolinda, arte é vida. Adora o tratamento que dão às artes plásticas no mundo. Acredita que as Artes no Brasil deixam a desejar, mas está observa que está melhorando a cada dia. A artista tem viajado muito, por esse motivo cada vez mais ausente de Araçatuba.  Quanto a presença das artes plásticas em Araçatuba e região, diz não ter uma opinião elaborada a respeito, haja vista não estar participando desse nicho. 

Segundo a artista, o mundo precisa de arte “porque a arte nos lembra o tempo todo que estamos vivos. A arte nos traz de volta para a vida”. Deolinda procura seguir uma linha em seu trabalho, conforme o momento e seu processo criativo, que se dá sobre a existência humana. Toda a energia do seu trabalho está centrada em sua experiência pessoal, em seu universo interior. Sobre o viver da arte, Deolinda diz que todas as suas contas são pagas pela arte que produz.

Diz não entender o trabalho da artista sem uma relação direta com o espectador/público, e busca essa interação com ele por meio de mostras, blog, galerias, participação em catálogos etc. Dentre os muitos artistas que a emocionam profundamente, fala de muitos, mas cita especialmente Louise de Bourgeois, pela forma direta e visceral com que expressa sua arte.

Bom, fiquem agora com um pouco da produção dessa criativa e importante artista araçatubense. São trabalhos que dialogam entre a fotografia, instalação e a pintura. Espero que gostem tanto quanto eu do seu trabalho. Até a próxima semana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário