sábado, 27 de julho de 2013

TEMPO DE LEITURA

*Professora de Língua Portuguesa e escritora
Ler requer tempo, além do gosto pelo ato da leitura. Que fazer se não temos esse tempo? Ou será que não estamos muito a fim de tê-lo... Você é daqueles que costumam inventar mil desculpas por não terem acabado de ler o livro emprestado por alguém? Ou daqueles que se angustiam porque não conseguem espaço para uma leitura tranquila?

Não se culpe. Na vida atual, tão dinâmica e informatizada, é natural que nos angustiemos por aquilo a que chamamos incorretamente de falta de disciplina. Qual seria então a solução do problema? Se você gosta mesmo de ler, o caminho é concentrar-se na busca das oportunidades que o dia lhe oferece.

Para você, aqui vão algumas dicas: procure ter à mão um livro em cada lugar onde você permanece no seu dia a dia: local de trabalho, sala de TV, quarto, banheiro etc. Se isso não for possível, procure ter como companhia assídua, um livro de pequeno porte (muitas boas obras foram publicadas em edições de bolso), fácil de ser levado em pastas ou em bolsas.

Como o assunto é leitura, optei por ficar mais tempo escrevendo sobre livros tradicionais, ou seja, feitos de folhas de papel, impressos em gráficas. Deixarei mais para o final as demais formas de livros, por causa da preferência particular em ter o livro impresso como algo palpável, aconchegante, transmissor de uma energia própria de cada história, de cada texto, que eu poso retomar a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Voltando às ações facilitadoras de leitura, há locais que também podem contribuir como oportunidades de abrir e ler um livro que nos interesse: consultórios; salas de espera em variadas situações; ônibus ou metrô e até restaurantes após o almoço, enquanto não chega a hora de retornarmos ao trabalho.

Além de tudo, estou certa de que você é muito mais capaz do que eu de encontrar o tempo certo para começar ou continuar uma leitura. O fato único é que o tempo existe, pois estamos vivendo o momento. Sabemos também que a marcação deste tempo depende exclusivamente de nós.

Quanto aos outros veículos de leituras como as eletrônicas, dependem do gosto e estilo de vida do leitor. Sempre haverá quem prefira ficar diante de uma tela folheando a página virtual hoje disseminada pela internet. Essa leitura talvez permita o maior acesso de leitores que não se enquadram entre os que primam pelo manuseio de uma edição impressa em papel.

De qualquer forma, o importante é aproveitarmos tudo aquilo que um bom livro nos oferece, seja para conhecimento, seja para entretenimento ou para experiências indicadas pelos olhos de outros, sensibilização ou demais vantagens para aquele que lê. 

Na verdade, você deve ter percebido que meu desejo é que cada leitor desta crônica recupere a vontade de deliciar-se com um bom livro (bom para você), numa leitura dentro de seu próprio ritmo, da maneira que mais lhe agrade, mas que nunca, nunca deixe de ler porque  que é a vida senão uma leitura contínua do que nos cerca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário