domingo, 7 de julho de 2013

TEM CHEIRO DE FÉRIAS NO AR...

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
Julho é mês de férias e, com elas, uma infinidade de coisas prazerosas a fazer! Ficar em casa descansando daquela agitação diária, assistir bons filmes, ler um livro com mais calma, visitar amigos e parentes, passeios durante o dia ou a noite e, porque, não, viajar?!

Em todas essas formas de lazer - quer seja a descanso, diversão ou entretenimento - temos algo delicioso a petiscar... Os quitutes do café da tarde, a pipoca para acompanhar o cinema em casa, um chocolate aqui, um docinho ali em meio a leituras, as novidades de alimentação do comércio local, uma comida diferente preparada para os amigos ou parentes etc.

Além destas possibilidades, o paladar pode buscar novas experiências gastronômicas em outros horizontes; isto é chamado de "turismo gastronômico". Nos próximos artigos do mês, venha viajar conosco! Começaremos por São Paulo, capital, um lugar cosmopolita, com comidas e bebidas de toda parte do mundo!

Conhecida como Capital Nacional da Gastronomia, a cidade de São Paulo congrega, segundo a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI), cerca de cinquenta e um países representados gastronomicamente e, também, de todas as regiões brasileiras. Várias iniciativas têm sido tomadas para a consolidação deste título. A ABRESI organiza anualmente um evento que reúne empresários e empreendedores do setor de alimentação, hospitalidade e turismo. A secretaria de turismo do estado está na última fase de um concurso gastronômico denominado “Sabor de SP”, este com abrangência estadual, porém com objetivo de identificar e incentivar a elaboração de pratos típicos de cada macrorregião (São Carlos, Bauru, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santos e Campinas) que constarão no Guia turístico-gastronômico Sabor de SP, a ser lançado pela Secretaria.

De volta para a capital, não há como se esquecer de dar uma passadinha no Mercado Municipal Paulistano, mais tradicional ponto gourmet da cidade. Em meio à infinidade de frutas, temperos, cereais, produtos granjeiros e artesanais, importados, carnes, aves, peixes e frutos do mar, hortaliças comercializados ali, há um momento de dar aquela paradinha para saborear o famoso sanduíche de mortadela batizado de “Mercadão” e o seu parceiro: o dueto “Pastel e Bolinho de Bacalhau”, ambos em tamanho e sabor descomunal. Isso sem comentar o espaço gastronômico agradável e que, ainda, favorece apreciar a beleza arquitetônica do Mercadão, construído em 1933 com seus 72 lindos vitrais.


Quando o assunto é alta gastronomia, São Paulo é destaque mundial.  Eleito a novidade do ano, o restaurante Attimo, de comida italiana, e o premiado Girarrosto estão no páreo desta lista além dos três-estrelas, Fasano, mantendo a cotação máxima do ranking por vários anos consecutivos, assim como o D.O.M., de Alex Atala. Ambos agora têm a companhia do contemporâneo Restaurante Maní, que se junta ao grupo de casas com três estrelas, além dos oitenta e oito estabelecimentos estrelados pelo “Guia Brasil 2013”.

A comida típica paulistana é, sem dúvida, a pizza. Há sempre uma pizzaria por perto, com um pizzaiolo pra lá de criativo na combinação dos ingredientes, altura da massa, bordas com ou sem recheio e inventando pizzas doces. Realmente, em São Paulo, a pizza ganhou personalidade diferente daquela tradicional italiana massa fina, molho ralo e quase sem recheio. 


Das tradicionais cantinas italianas do Bixiga aos refinados restaurantes do Jardins, a gastronomia paulistana extrapola para os bairros. É representada pelos típicos bares e botecos da Vila Madalena e Moema, e no bairro da Liberdade encontra espaço para sua tradicional feirinha, realizada aos sábados e domingos com iguarias da culinária asiática, preparadas ali mesmo, à nossa frente.

As churrascarias são também outro grande atrativo gastronômico da capital, os famosos rodízios agradam todos os gostos e bolsos. São mais de quinhentas espalhadas por toda cidade; estão localizadas nas principais avenidas e marginais Tietê e Pinheiros. Agora, se você deseja carnes, poderá experimentar "a melhor bisteca de São Paulo” no pitoresco bar-restaurante Sujinho, localizado na rua da Consolação. Se é mito ou realidade que em São Paulo você encontra feijoada até de madrugada, isso eu não sei! Mas onde comer a mais tradicional feijoada paulistana é no “Bolinha – a casa da feijoada”, localizada na Avenida Cidade Jardim. A feijoada é servida em duas versões: a tradicional e a magra, com 10 tipos de acompanhamentos.

É isso! São Paulo é um mundo de coisas interessantes a descobrir gastronomicamente. Os cafés, as padarias, as doçarias... 

Na próxima semana, faremos um giro pela gastronomia nordestina e traremos algumas curiosidades e novidades sobre a gastronomia de nossos irmãos lá do alto do mapa. 

Um forte abraço e atél lá, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário