quinta-feira, 18 de julho de 2013

SÔNIA OLIVEIRA

*Artista Plástica e Contadora de Histórias
Sônia Oliveira
Olá pessoal, tudo bem?

A artista de hoje é formada em Ciências Contábeis, mas sua grande paixão, o que a move mesmo, são as Artes Plásticas, mais particularmente a Fotografia. Por essa razão, fez vários cursos de formação livre, como Curso Básico de Fotografia, curso de iluminação no Cine Foto Bandeirantes/SP, workshop de moda, book e retrato com Danilo Russo, entre outros. Com vocês: Sônia Oliveira.

Como todos nós, teve motivação pela arte a partir da observação e encantamento por obras de outros artistas. Nesse caso, pelos trabalhos de Araquém Alcântara, Sebastião Salgado e outros.

Participou de várias mostras e concursos fotográficos e de artes visuais, entre os quais Olhar Arte Araçatuba; Exposição no 8º Salão Nacional de Fotografia "Pérsio Galembeck"; Mostra Expressões do sentir provocando os sentidos Fórum Cultural, entrou outros.

Como todo artista, sua cabeça sempre está fervilhando de ideias e, entre os projetos que têm em mente, está o de um documentário com cortadores de cana e exposição fotográfica como resultado de tudo.

Cavalgada
Sobre Arte, diz ser tudo que expressa sentimentos e sensibilidade. Como muitos, vê que o fazer artístico e o artista são largamente prestigiado em países mais desenvolvidos, enquanto que no Brasil há pouca valorização, carece de divulgação e estímulos públicos e privados. Em Araçatuba, vê uma semente que precisa germinar, crescer e dar frutos. "É tudo muito incipiente ainda", pondera.

"Primeiro necessitamos de incentivos, criação de espaços para esta movimentação, criar condições para a população ter acesso a arte, trabalhar com uma formação de base, ou seja, nas escolas, principalmente, e periferia etc. Enfim, há que se estruturar o caminho para que as coisa aconteçam. As pessoas aprendem a gostar e valorizar a arte", sentencia.

Pô do sol
Segundo a artista, todos nós precisamos de arte, porque é por meio dela que expressamos nossos sentimentos e alimentamos a nossa alma. Nesse sentido, a artista busca motivação, principalmente, na natureza. Ela é a "espinha dorsal" de seu trabalho. "Toda saída pra fotografar é uma viagem; embora gosto também de trabalhar  com temas definidos, pois estimula a criatividade", elucida Sônia.

Disse não viver do trabalho como fotógrafa, apesar de complementar sua renda. O principal motivo de se envolver com o que faz em fotografia é porque causa muito prazer nela. Divulga seu trabalho por meio de mostras e considera fundamental o artista dialogar com o público. "Não sou daqueles artistas que vivem numa redoma de vidro, distante do seu público. Gosto de conviver com as pessoas, sentir o que falam do meu trabalho, como enxergam o mundo. Tudo isso é material para minha arte", confidencia.

Banho de Sol
Dos trabalhos com os quais se relacionou que mexeram profundamente com suas emoções, gosta de citar Guerra do Vietnã, de Nick Ut e Praça Tiananmen  de Stuart Franklin e Jeff Widener. "Não há o que explicar. Veja estas imagens que elas dizem por si próprias", provoca a artista.


Pôr do Sol no Tietê


Espero que, como eu, tenham gostado muito de conhecê-la.

Abraços e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário