quarta-feira, 31 de julho de 2013

PRA CADA HISTÓRIA UM FILME...

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais
Assistir a um filme pode ser mais do que apenas diversão, pode provocar reflexões. O cinema e suas super produções nos ajudam a pensar um pouco sobre o mundo, sobre a vida, enfim, sobre nós. Um filme não precisa ter cara de educativo para passar valores importantes, e nem sempre é o campeão de bilheteria que nos leva a refletir. O importante é o nosso momento. Há época em que não estou para assistir filmes que me fazem chorar e, às vezes, preciso deles. Assim é com a comédia, animação, aventura etc. 

Como prometido para essa semana, segue a lista de alguns filmes, já que há muitos, que nos transmitem boas mensagens. Procurei indicar alguns filmes que ainda não comentamos muito sobre eles. Assim, é possível conhecer outros títulos.  Se você já assistiu a algum deles, com certeza vai se lembrar dos melhores momentos e, se ainda não os assistiu, vale escolher alguns e assisti-lo. Espero que gostem e aproveitem o melhor de cada filme.

O SORRISO DE MONALISA

O filme é cativante, simpático e provocativo. Tem como estrela Julia Roberts, que interpreta Katharine Watson, uma professora recém-graduada, que é contratada pelo conceituado colégio Wellesley (que educa suas alunas para serem mulheres do lar), para dar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade local, e do próprio colégio, a professora decide lutar contra estas normas e acaba inspirando algumas alunas a enfrentarem os desafios da vida. Katharine consegue fazer com que aquelas jovens amadureçam seus pensamentos e comecem a sonhar com uma carreira profissional, que não necessariamente seja vinculada ao lar. O filme propõe reflexão sobre temas de ensino, estratégias pedagógicas, relações interpessoais, entre outros. A mensagem é belíssima e mostra o professor como alguém que guia seus alunos para um caminho de prosperidade.


VIDA DE INSETO

É uma animação onde Flik é uma formiguinha diferente por possuir muitas invenções e, com isso, quer melhorar a vida de todos no formigueiro. Porém, é ignorado por todos seus colegas, até ele provar que é capaz de fazer muitas coisas, inclusive de enfrentar a grande ameaça deles, os gafanhotos. Este filme propõe, ao longo da história, a reflexão de que, apesar das diferenças, cada pessoa tem seu valor. Ressalta a importância da liderança, comunicação e criatividade.  É um filme leve e bonito, que prende a atenção dentro de sua simplicidade. Moral da história: a união faz a força!


UMA MENTE BRILHANTE

Uma Mente Brilhante é um dos meus filmes preferidos, com um roteiro incrível. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e mudou a economia americana. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos da época, Nash (Russel Crowe) enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando para resistir aos efeitos da doença, sempre com sua parceira Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas, com quem se casou e teve um filho. Com sua mente brilhante, Nash chegou ao topo ao ganhar o Prêmio Nobel e viveu uma história fascinante de coragem, paixão e triunfo, acima de tudo. É fantástico, já perdi a conta de quantas vezes o assisti...


UM SONHO POSSÍVEL

O filme nos apresenta uma linda história de como é possível ser solidário e ajudar, acima de qualquer preconceito. A história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de uma família problemática e um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, de classe econômica alta, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock), que acredita no potencial de Michael. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Michael terá que superar diversos desafios. Com isso, ele muda a vida de todos na família que o adotou. O filme faz chorar e ensina muito sobre atitudes do bem, acolhida e relacionamento. Vale muito assistir, mas prepare os lenços.


DESAFIANDO GIGANTES

A moral do filme é bem clara: nunca desistir. Grant Taylor é um treinador de futebol americano e, em seis anos como técnico do time de  uma escola, nunca conseguiu levar o time a uma temporada vitoriosa. E, ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, nunca compartilhou a ideia de desistir. O filme provoca o sentimento da fé, a força da perseverança para vencer. Motivador, a trama prova que acreditar proporciona a habilidade necessária para vencer. Nessa história, o desânimo não tem vez. 


PERFUME DE MULHER

Frank Slade, vivido por Al Pacino, é um ex-coronel do exército cego que leva um jovem estudante para um final de semana em Nova Iorque. Durante a viagem, Frank revela ao jovem seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. Os dois vivem situações emocionantes que os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida. A produção, excelente, apresenta uma sequência onde é possível observar atitudes como: iniciativa, comprometimento, ousadia, persistência, criatividade, planejamento, persuasão, independência e autoconfiança. Competências admiradas no mundo corporativo, social e pessoal. No final, provoca forte reflexão sobre valores e caráter, o filme é memorável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário