quarta-feira, 10 de julho de 2013

NAS FÉRIAS TEM QUE TER ANIMAÇÃO - PARTE 2

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais
Continuando com o assunto  “Cinema infantil” espero que tenha conseguido assistir a algum filme infantil nesses últimos dias, entrando definitivamente no clima das férias, pois um dos papéis dos filmes de animação é unir a família em torno da história e, claro, se divertir muito.

No cenário de filme infantil, temos as produções brasileiras que, embora ainda com pouca expressão, possuem representatividade e destaque; uma delas "Os Trapalhões nas minas do rei Salomão" que, entre os 20 longas, aparece em quinto lugar em audiência. Com mais de 50 filmes brasileiros, só Os trapalhões assinam 39; 10 são protagonizados pela Xuxa e  3 se basearam nas histórias da Turma da Monica. Acredito que o diálogo existente entre tevê e cinema favoreceu muito para com o sucesso das películas infantis no Brasil, pois os personagens mais atraentes para este público também foram os que mais agradaram ao público brasileiro na telona e, embora a literatura infantil brasileira seja reconhecida internacionalmente pela qualidade, os filmes muito pouco se basearam em suas narrativas.

Os Saltimbancos Trapalhões (1981)
Voltando aos sucessos internacionais, será que você se lembra do Lightning McQueen? É o nome do carro mais famoso da Disney; um carro de corrida que descobre que o melhor não é chegar em primeiro, mas o percurso da corrida e, graças aos amigos que conhece durante uma corrida, ele compreende que um troféu não é tudo. O filme "Carros" (2006) lida com um tema que é paixão mundial e aborda uma  legítima e humana história com brincadeira e personagens do mundo automobilístico; e tudo que está ligado a indústria de veículos americana pega carona no filme. Também tem na família seu público-alvo e a mensagem que marca é que “a vida é uma autoestrada, e fazer amigos de verdade é o melhor prêmio", o programa de diversão está garantido.


"Os Incríveis" (2004) foi outra animação de sucesso nos cinemas, e o filme conta com personagens carismáticos. É uma história muito interessante e educativa para as crianças. Para quem não o viu é uma ótima pedida, e para quem já teve o prazer de ver, é sempre bom rever.  A história segue as aventuras da  Família Incrível, composta por super-heróis , com super-poderes e  nos mostra diversas competências como força, flexibilidade, agilidade, invisibilidade e a mutabilidade. A família que tenta ter uma vida “normal”, não resiste ao receber um chamado misterioso para uma missão ultra-secreta. O filme ainda explora aspectos como a satisfação no trabalho, a crise da meia idade, o tédio de fazer o que não gosta , a aceitação em ser diferente, responsabilidade social , além do envolvimento com a coletividade. Isso tudo faz com que o filme envolva o público com o lado humano dos personagens ao passar muitas mensagens construtivas; a união da família é uma delas. Não dá para perder.


"Procurando Nemo" (2003)  é um filme que levou seis anos para ser produzido e não desapontou o público que esperou. O filme levou a estatueta do Oscar de Melhor Filme de Animação e fez grande sucesso, conquistando crianças e adultos.  A história acontece em um  mundo  de peixes e outros seres marinhos  que vivem numa sociedade semelhante à dos seres humanos. A aventura infantil  conta como Marlin (peixe-palhaço), que perdeu sua esposa e a ninhada toda nos corais. Em meio a uma crise com o pai, Nemo é capturado e agora seu pai conta com a ajuda de Dory para reencontrar seu filho, que também vive uma aventura do outro lado da história. O filme emociona e merece ser visto por qualquer idade. Além disso, conta com cenas incríveis e marcantes, como a conhecida cena do "enfezadinho do oceano", que pode ser conferida no vídeo a seguir:


Se por um lado, o cinema infantil brasileiro ainda engatinha e não tem nada de novo vindo por aí, os títulos internacionais continuam a todo vapor e, como já citamos na semana passada, os lançamentos estão chegando. Aproveite a oportunidade, confira e aprecie as dicas, tire o melhor de cada história, que vale tanto para as crianças quanto para nós, adultos.
Boa sessão férias  até a próxima semana.....

O que tá rolando:
"Meu Malvado favorito 2" (2013) - é a continuação do sucesso "Meu Malvado Favorito", a mente do crime Gru volta a enfrentar seu inimigo Victor.

O que já rolou: 
"Os Saltimbancos Trapalhões" (1981) – Amigos e funcionários humildes: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à incrível habilidade de fazer o público rir, mas eles precisam enfrentar a maldade e ganância do dono do circo. Um clássico do cinema infantil brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário