terça-feira, 16 de julho de 2013

MUSEUS - UMA BOA OPÇÃO PARA AS FÉRIAS

*Jornalismo e escritor
Na semana passada, fiz por essas linhas, algumas sugestões culturais para as férias. Hoje, mais especificamente, gostaria de sugerir que visitassem os museus de Araçatuba. Para alguns, novidade, não é mesmo? Mas eles existem:


Museu Araçatubense de Artes Plásticas – MAAP: (http://maaparacatuba.blogspot.com.br) Localizado no Centro da cidade, o MAAP é um espaço destinado a mostras individuais e coletivas, de iniciativa particular ou pública. Há acervo próprio, com obras de artistas locais, regionais e de expressão nacional e, até, internacional, como é o caso do painel de Sílvio Russo e pinturas de Ianelli. Até do dia 31 deste mês estarão expostos os trabalhos em homenagem à Ritinha Prates, com visitação em horário comercial e entrada gratuita. Informações pelo telefone: (18) 3636 1270. Rua Duque de Caxias, 29, Centro.


Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon - MHPMCR: (http://museumarechalrondon.blogspot.com.br). Uma das primeiras construções de Araçatuba, o MHPMCR foi a casa do Engenheiro que coordenou os trabalhos de implantação da estrada de ferro na cidade. Hoje, acomoda documentos, peças, fotos e objetos vários da história de Araçatuba. A partir de ontem, até o dia 31 deste mês, está à disposição do público a Mostra “Cosmos”, com banners, fotos, textos e projeções a respeito do universo, desde o Big Bang até os dias de hoje. Destaque para uma coleção de fotos da Lua, que está disposta nos jardins do Museu. Informações pelo telefone (18) 3625 3392. Rua XV de novembro, 247, Centro.



Museu Rintaro Takahashi: De iniciativa particular, o Museu Rintaro Takahashi agrega uma série de peças e objetos da cultura indígena, em justa homenagem a esta nação que, também, contribuiu na construção de Araçatuba. Traz também pequeno acervo da presença da cultura japonesa no município. A direção é do senhor Kunivo Takahashi. As visitas podem ser feitas a partir de agendamento e são gratuitas. Informações pelo telefone (18) 3623 3656. Localiza-se à rua Luís Pereira Barreto, 913, Centro.


Museu do som, imagem e comunicação: O Museu do som, imagem e comunicação foi inaugurado no dia 5 de maio de 2004, a partir do apoio do diretor geral do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Luigi Favero, que reformou o espaço e propiciou o projeto. Um dos idealizadores da ação foi o Prof. Alcides Mazzini, que também é radialista. Teve a ideia como forma de homenagear os profissionais do rádio, expondo equipamentos e outros itens que contribuem com a preservação da memória da história desse canal de comunicação em Araçatuba.

Para tanto, contou com a doação de material de pessoas da cidade, além de alunos da própria UNA. Dentre outros, o visitante poderá ter acesso a rádios, radiovitrolas, gravadores de fitas cassete e de rolo, microfones, aparelhos de comunicação de radioamadores, toca-discos, gravador de discos de 78 rotações, eletrolas, ampliador fotográfico, telex, mesas de som de emissoras de rádio, telefone antigo, equipamento de comunicação de guerra, transmissor de som, maleta para transmissão externa, filtros de som, ampliador fotográfico, câmeras fotográficas, filmadoras de 8 milímetros, projetor de cinema de 16 milímetros, mimeógrafo, órgãos eletrônicos, máquinas de somar etc. As visitas são feitas sob agendamento, pelo telefone: 3625 8698.

Bom passeio a todos e até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário