segunda-feira, 1 de julho de 2013

HISTÓRIA DA MÚSICA

*Formado pelo Conservatório de Tatuí, professora de música e regente
Pablo Morales
Olá amigos, hoje vamos falar sobre História da Música.

Se eu fosse explicar a vocês sobre História da Música, citando os eventos mais importantes e mudanças mais expressivas, fazendo uma conexão cronológica, não seria tão eficaz quanto o vídeo que desejo compartilhar. Embora este não seja um relato da História da Música mundial, visto que não apresenta o desenvolvimento da música fora do eixo Europa-América do Norte (com exceção de um pequeno exemplo da música do Oriente Médio); é didático, por utilizar a expressão gráfica, mesmo sendo uma explanação genérica.

Alguns pontos a destacar que não estão no vídeo:
  • Música na América Latina: música pré-colombiana e ritmos latinos como o samba, a salsa, o mambo, a rumba etc;
  • Música Oriental: japonesa, chinesa, javanesa, tailandesa, malaia, indonésia etc;
  • Música na Índia e países vizinhos e o desenvolvimento do canto hindu e a complexa escala de Raga, executada em cítaras;
  • Música africana e ritmos afros, acompanhados pelos tambores e danças tribais, servindo de “semente” vocal que, posteriormente, geraria o spiritual americano;
  • Música aborígene da Oceania, Nova Zelândia e Havaí e o desenvolvimento de instrumentos como o Didgeridoo.

Utilizei esse vídeo em uma de minhas aulas de História da Música e foi muito bom ver a atenção dos adolescentes e jovens, pois ele é atraente. O vídeo é desenhado e editado por Pablo Morales de Los Rios, com texto original em espanhol. 

Pablo Morales é um desenhista espanhol. Nasceu em 1979 em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, e desde muito cedo já se destacava por seu grande talento para o desenho.  Ele é um multiartista que começou e parou vários cursos universitários, tendo a maior parte de seu trabalho como autodidata. Ele pinta a óleo, desenha e produz filmes. Também é diretor de arte em programas de televisão e escreve contos. O irônico nessa história é que música foi algo que ele nunca estudou. 

Aqui um pouco mais de sua biografia e trabalho:

http://www.moralesdelosrios.com/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=31

Vamos ao vídeo: História da Música (Historia de la Música - Lecciones Ilustradas) 


Até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário