terça-feira, 9 de julho de 2013

FÉRIAS COMBINA COM...

*Jornalista e escritor
Oba! Entramos no período de férias escolares. Festa para alguns e cansaço para outros! Sim, porque as crianças e adolescentes estão de férias (ou mesmo os jovens de suas faculdades), mas os pais continuam trabalhando e, às vezes, tendo que dividir o tempo entre cuidar da prole e manter a rotina no serviço. E aí sobra pra todo mundo: avós, irmãos mais velhos, tios e até para os vizinhos...

E há que se pensar em tudo nesse momento do ano: os lanches para filhos e amigos dos filhos que, indubitavelmente, aparecerão em casa; preparar os ouvidos para ruídos de músicas e brincadeiras eletrônicas; exercitar a paciência com as coisas todas fora do lugar; levar e buscar a meninada em shoppings, sessões de cinema e festinhas... Ufa, já cansou, né?!

Ainda bem que há, por aqui, as dicas do Hélerson Balderramas e suas “comidinhas de férias”; as sugestões da Valéria Oliveira e as sessões de cinema; as indicações da Lula, da Roberta Caetano e do Jean Oliveira para uma boa leitura; as observações do Márcio Fontão para “ver” melhor a cidade que só é “vista” nas férias; e as boas músicas da Neila Fontão para cantar ou ouvir gostosamente. Se não resolve, já ajuda na montagem  desse complicado cronograma de férias.

Férias, para mim, é uma boa oportunidade pra gente aproveitar um pouco dos espaços e atividades da cidade que, na correria do dia a dia, às vezes não são muito bem usufruídos. Por exemplo, em Araçatuba e região:

Literatura: é um bom momento para visitar a Biblioteca Pública Municipal “Rubens do Amaral” em Araçatuba (http://biblioaracatuba.blogspot.com.br/). Quem ainda não é cadastrado, fazer a carteirinha de usuário e já sair com dois ou três livros de que goste e começar a lê-los. Há livros dirigidos para todos os públicos, incluindo um espaço muito legal e especial para as crianças. Há também, no mesmo local, o programa “Acessa São Paulo”, com internet grátis para todos.

Biblioteca Municipal "Rubens do Amaral"

Teatro: gostaria de indicar o Teatro Popular do SESI, em Birigui (http://wwwsesibiriguiteatro.blogspot.com.br/), que, além de peças teatrais para crianças e adultos, também traz espetáculos de dança, música vocal e instrumental e concertos, entre outras atividades culturais de primeira linha e de muito bom gosto. Ou, para quem quer ir mais longe, aproveitar o FIT 2013 (Festival Internacional de Teatro de Rio Preto); ainda dá tempo (http://www.festivalriopreto.com.br/2013/).

Teatro Popular SESI - Birigui

Música: desde o dia 05 até o dia 14 deste mês acontece esta que é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil e que traz, entre outras atrações, uma série de shows de bandas nacionais, com vários estilos musicais: a Expô 2013 (http://www.expoaracatuba.com.br/site/). É uma ótima oportunidade para levar a garotada para gastar energia no parque de diversões, a namorada ou namorado para dar aqueles beijos gostosos nos shows, que acontecem noite adentro, e interagir com pessoas que vêm de diversos cantos do Brasil para esta festa do interior. Além da Expô, a cidade está cheia de clubes, bares ou mesmo em praças públicas com grupos e bandas se apresentando diariamente; algumas atrações pagas, outras gratuitas.

Parque de diversões é uma das atrações da Expô Araçatuba

As cidades estão com suas atrações culturais e esportivas esperando por todos que estão em férias. Seja numa sessão de cinema ou numa biblioteca, num barzinho ou em praça pública, no teatro ou escola de dança, o importante é sair de casa, interagir com outras pessoas, fazer novas amizades e, depois, voltar para rotina da escola ou faculdade descansados e com muitas histórias para contar!

Bom programa e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário