terça-feira, 30 de julho de 2013

EDUCAÇÃO E ARTE

*Jornalista e escritor
De hoje até o dia primeiro de agosto, o Balé Municipal de Araçatuba fará apresentações no Vívere Eventi, a partir das 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados, em horário comercial, na sede da Secretaria da Cultura, Rua Anita Garibaldi, 75, Centro.

Um projeto que tive oportunidade de conhecer de perto, e estimular, quando cumpri a função de Diretor de Cultura, na segunda gestão do prefeito Maluly Neto. Desde lá, o Balé Municipal já nos orgulhava, com apresentações belíssimas, feitas sempre no final de cada ano, com cenografia, figurinos, prospectos... tudo personalizado. Avançamos, por exemplo, contratando bailarinos renomados para acompanhamento das aulas e criação e execução coreográficas, além de inseri-lo no circuito de festivais da cidade e região, por meio de concursos que tiveram Araçatuba como cidade sede.


Era muito agradável e emocionante, no final, ver criancinhas que, mal saídas das fraldas, executavam passos do balé clássico, e também adolescentes, já praticamente jovens, com gestos e bailados precisos e profissionais. 

Não deixava nada a desejar em relação às demais escolas particulares da cidade.

Entretanto, é inegável que, de lá para cá, o Balé Municipal cresceu, e muito.

Desde o número de crianças e adolescentes atendidos, saltou de 100 para, salvo engano, 700 atendimentos, com salas de balé espalhadas por vários cantos da cidade. O que é melhor para o munícipe, já que não tem maiores gastos com condução, e também por ficar transitando no próprio bairro, com pessoas da mesma relação, além de ganhar tempo no percurso. 

Outro avanço de que tenho notícia, é que todo uniforme e figurino das apresentações são fornecidos pela prefeitura, cabendo às famílias e bailarinos apenas se dedicarem à arte de dançar.

Eu, que sou ligado às artes e à educação, aplaudo de pé tais iniciativas porque entendo que estes são dois caminhos viáveis e que dão resultado: educação e cultura. Já escrevi por estas linhas várias vezes sobre isso e, sempre que tenho oportunidade, faço questão de reiterar.

Fico feliz quando grandes centros de cultura são construídos; causa-me emoção ver uma construção de biblioteca, de um museu, de uma galeria de arte; a cada nova escola estabelecida, bem equipada e cuidada tenho verdadeiros surtos de alegria. Sabe por quê? Porque desses espaços sairão meninos e meninas, jovens, homens e mulheres, idosos do bem, que corroborarão para uma sociedade mais justa, harmônica e solidária.

Não gosto de passar defronte a presídios, e me entristece vê-los sendo edificados. Ao menos se também funcionassem para educar, já sentiria certa atração. Mas há um outro tipo de “escola” nesses espaços que não faz bem algum para nós.

Vamos, portanto, ao longo desses três dias de festival de balé, celebrar a educação, a cultura, as artes de modo geral. Que, ao mesmo tempo em que Araçatuba esteja em festa com as apresentações de dança clássica, nos esforcemos todos para que outros modelos de arte e educação tenham igual êxito e atenção em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário