quarta-feira, 24 de julho de 2013

DA TELONA AO QUADRO NEGRO

*Professora universitária e mestre em Mídias Digitais
Dentro do tema Cinema, já falamos sobre as diversas nuances, seja sobre seu formato, linguagem, estética, envolvimento com o emocional, enfim, foram diversos aspectos que nos levaram a conhecer um pouco mais sobre a sétima arte. O Cinema, hoje, pode ser considerado uma nova linguagem e, diante desse olhar, a proposta para os próximos textos será a participação do cinema em diversos contextos, tais como: emocional, racional, social, religioso etc... Para hoje, vamos falar do cinema como viés "educacional”.

Se considerarmos o Cinema como um instrumento que transmite conhecimento, são muitas as possibilidades em utilizá-lo como recurso. Como o assunto é Cinema e Educação, vamos falar sobre o cinema/filme utilizado como recurso na escola. É recente a utilização de filmes no contexto educacional, mas já sabemos que os resultados são os melhores, quando bem trabalhados pelo professor.

E, como todo professor carrega pedra enquanto descansa, embora ainda em férias, a dica é que no planejamento de suas aulas, os professores incluam atividades com filmes.  A proposta é que sejam utilizados filmes que não foram produzidos diretamente para o uso didático em sala de aula, mas os comerciais, produzidos para a sala de projeção. Por isso vale tentar recriar o ambiente do cinema e, nisso, o projetor ajuda bastante a produzir o ambiente ideal para a projeção das películas. Caso não tenha a disponibilidade do equipamento, vale o uso da tevê e vídeo, pufes, pipocas... O importante é a atividade. 

Trabalhar com o cinema, durante uma aula, é ajudar a escola a reencontrar a cultura ao mesmo tempo cotidiana e elevada, pois o cinema  é um campo que consegue sintetizar valores, como os sociais, o lazer, as formas e as ideologias.

O importante é que o professor queira trabalhar com o cinema e se perguntar: qual o possível uso deste filme? A que faixa etária escolar ele seria adequado? Como abordar o filme dentro da disciplina? Qual a cultura cinematográfica dos alunos? Enfim, estas e outras perguntas ajudam o professor no uso do cinema na sala de aula.

Uma dos maiores motivos para o uso dos filmes em aulas é a ideia de que o filme ilustra e motiva alunos ao mundo do conhecimento. Assim, o uso do filme torna algo agradável, e isso atrai o aluno.

O cinema na Educação Escolar atua como uma Mídia Moderna e, portanto, o filme que encantou o professor há dez anos, provavelmente não empolgará seu aluno hoje. Portanto, abuse dos novos títulos e busque aproveitar o melhor de cada história. E, vamos combinar, que, a variedade é tanta que dá pra trabalhar qualquer assunto baseado em algum filme.

Um grande obstáculo encontrado pela maioria dos professores é a inadequação da sala de aula para exibição de filmes, seja pelo tamanho da sala, pelo equipamento, luminosidade e barulho externo, que pode atrapalhar a concentração durante o filme.  Mas o importante é conhecer os limites e a possibilidades, planejar e colocar em prática o desejo e ensinar com os filmes.

Como sugestão, segue pontos importantes que podem ser trabalhados com os alunos. Claro que de acordo com cada nível escolar.

Sobre MÚSICA:
A trilha sonora e a música como expressão de sentimentos;
Cantar as músicas do filme;
Compreender a relação entre a música, ritmo e o movimento da imagem.

Sobre a ARTES VISUAIS:
As cores que predominam no filme;
Conhecer as animações e os efeitos;
Desenhar cartazes com base no filme;
Aprofundar a representação das coisas observadas.

E, para finalizar, discutir as opiniões sobre o filme, conhecer lendas e mitos de outras culturas, conversar com pessoas que assistiram ao filme e ampliar as opiniões, perceber a visão histórica da história contada. Não importa a forma, o importante é realizar a atividade e extrair o melhor de cada momento, de cada história. Ah, e quando acabar a atividade confira com os alunos se gostaram, assim da para verificar o pode ser mudado.

Na próxima semana, vou passar sugestões de filmes e enfoques possíveis que eles permitem. Claro, dentro de minha visão sobre eles.

Desejo que os professores recarreguem suas energias, seus propósitos e planejem suas aulas com muito carinho e, sim, não se esqueçam de incluir filmes em suas atividades escolares.

Até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário