quinta-feira, 20 de junho de 2013

OSNI BRANCO

*Artista plástica, contadora de histórias e escritora
Olá pessoal, tudo bem?

Esta semana gostaria de falar um pouco sobre este araçatubense, que hoje logra de reconhecimento – diga-se de passagem, merecido – internacional e mantém suas atividades artísticas no Brasil e no exterior, sobretudo no Japão: Osni Branco.

Seu despertar artístico se deu ainda na primeira infância, quando observava pescadores recolhendo frascos vazios de creme dental – que na época eram feitos de chumbo – para derreterem-nos e produzir com eles chumbadas para suas redes de pesca.

Todo o processo de fabricação dos pesos o encantava. Ver o metal sendo derretido em frigideiras, depois o líquido despejado em “canudos” de bambu até o metal se solidificar novamente era uma magia para o menino Osni.

O artista, dentro de sua filosofia de vida e de produção artística, faz questão de manter seu estúdio aberto a designers, joalheiros, demais artistas e pessoas interessadas em arte e cultura em geral. É comum também Osni Branco ministrar workshops e palestras das mais diversas sobre criação e fundição, em meio ao verde da paisagem presente em sua chácara, onde fica seu ateliê.

Dos mais de 40 anos em que morou em países como Itália, Estados Unidos e Japão trouxe vasta experiência, passada por meio de palestras e estudos a seus alunos e profissionais que com ele se relacionam. Sua produção contempla desde desenhos e pinturas até esculturas em metais diversos, rochas, acrílicos etc. e podem ser vistos em diversos cantos do Brasil e do mundo, como no campus da Unicamp, em Campinas e no Museu da América Latina em Seul, Coreia do Sul.

A “vida” é o principal motivo na produção artística de Osni Branco: “Estou sempre atento à natureza e ligado às pessoas, em todas as suas manifestações. Estar aberto para a vida é o ponto de partida”, afirma.
Abaixo, algumas obras do artista:








Bom, é isso. Até a próxima semana, então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário