quinta-feira, 13 de junho de 2013

MILDRED

Olá, pessoal, tudo bem?
Bom, para esta semana gostaria de apresentar para vocês esta que é, sem dúvida alguma, um dos principais nomes das artes plásticas em Araçatuba, tanto pelo pioneirismo em espalhar as artes plásticas em nosso município, quanto pela qualidade intrínseca às suas obras: D. Mildred.

A alegria da artista transferida a seus trabalhos

Mildred Pacitti Rocha nasceu no dia 27 de janeiro de 1929, em Birigui-SP. É filha de Américo Pacitti e de Maria D'Aquino Pacitti. "O meu pai foi a pessoa que me incentivou desde criança", sempre fez questão de enfatizar.

A artista começou a fazer o antino ginásio, hoje ensino fundamental, ainda em Birigui. Continuou seus estudos no colégio interno de São Paulo, o Santa Inês, onde teve aulas com grandes professores, como o italiano Amadeo Sperandio. 

Quando tinha 17 anos a família mudou-se para Araçatuba, terminando o terceiro normal (escola de magistério) no I.E. (Instituto Educacional Manoel Bento da Cruz). Mildred se considera araçatubense porque desde essa época mora na terra dos araçás. Cidade amada que retratou em muitos momentos de sua vida.

Em 1949 casou-se com João Rocha Filho, com quem teve dois filhos: Luis Tadeu Rocha e João Antônio Rocha Neto. Sua primeira exposição individual data-se de 1955. Com inspiração em vários artistas modernos, muitos de seus trabalhos revelam a paixão pelo cubismo do espanhol Pablo Picasso.

"Araçatuba 80 anos" - O amor pela cidade que adotou para viver

Em 1960 expôs suas obras na Associação Comercial, junto com outros pintores de Araçatuba. Em 1978, o seu quadro "Santa Ceia" ficou em 1º lugar em concurso do Salão Nacional de Artes Plásticas. No mesmo ano, seu quadro "Brasil Histórico" recebeu menção honrosa no 42º Salão Paulista de Belas Artes em São Paulo e sua tela "Terra dos Araçás" rendeu-lhe a medalha de ouro da Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1982, o 1º lugar no 4º Salão Nacional de Artes Plásticas em São Paulo (1983) e o 1º lugar da União Nacional de Artes Plásticas (UNAP), em 1988.

Em 1975 começou a utilizar a Arte Contemporânea, procurando sempre retratar um tema concreto, histórico, como o Descobrimento do Brasil, A Abolição da Escravatura, A Primeira Missa, a Nova República, enfim, temas que tratam de nossa gente, seja em Araçatuba ou no Brasil. Mas também tem trabalhos acadêmicos, sobretudo de inspiração poética, como Rosa Vermelha, Primavera e outros.

Em 2003 expôs no Araçatuba Shopping obras feitas no estilo "Correntinhas", uma técnica criada pela artista, em que ela usa canetas hidrocor imitando pontos de crochê.

"Jesus Cristo" com a técnica correntinhas

E assim foi durante toda sua vida, com mostras coletivas e individuais por diversos cantos de Araçatuba e do Brasil. Em 2008, por exemplo, participou de uma individual, com 100 quadros expostos no auditório da OAB de Araçatuba. Em 2009, para comemorar seus 80 anos, a Prefeitura de Araçatuba fez uma exposição, no saguão do paço, com parte da sua obra.

"Brasil 500 anos" - marcas do cubismo de Picasso

Mildred foi também professora, ministrando aulas nas escolas Cristiano Olsen e Genésio de Assis. Mas ela queria criar a sua própria escola; uma escola diferente em que pudesse ensinar arte para as crianças: nascia, assim, a primeira Escola de Arte Infantil de Araçatuba "Bamby", em 1967.

Em 1971, sua escola transfere-se para o Instituto Noroestino Trabalho, Educação e Cultura (o Intec),  lá ficando até 1975, quando foi municipalizada por iniciativa do então prefeito Valdir Felizola de Moraes. 


Solicitou o prédio situado na rua XV de Novembro, 197, ao então prefeito Domingos Martins Andorfato., que prontamente a atendeu. No dia 10 de abril de 1994 é inaugurado o 1º Museu de Arte Infantojuvenil do Estado de São Paulo, mais uma vez sendo pioneira na implantação das artes, agora no estado paulista.

Nossa querida Mildred Pacitti Rocha, depois de longo tempo dedicado à vida, à arte e à cultura, partiu para o outro plano, nos deixando  com saudade, aos 84 anos de idade. Mas o legado e as muitas telas que enchem nossa cidade são testemunha dessa mulher forte, corajosa e muito talentosa.

Nossa sempre admiração por ela.

Forte abraço e até a próxima semana com mais um artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário