quinta-feira, 27 de junho de 2013

FERNANDA RUSSO

*Artista plástica, contadora de histórias e escritora

Fernanda Russo
Esta semana falaremos de Fernanda Russo, minha amiga e exímia artista plástica. Fernanda é formada em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda, mas sua formação começou na infância, com o também artista plástico, Sílvio Russo, um dos maiores responsáveis pela sua formação. Com ele, aprendeu muito. Frequentavam museus e o seu lugar preferido era o ateliê, onde muitas vezes observou o pai pintar e desenhar. Também fez aulas de artes com Márcia Porto, Renata Madeira, Arnaldo Filho e Albano Afonso. Hoje, é professora de artes na rede particular de ensino e continua aprendendo todos os dias, dando aulas.
Tem admiração e recebeu influência em seus trabalhos dos seguintes artistas: Silvio Russo, Gustav Klimt, Vik Muniz, Rosângela Rennó,  entre outros. Participou de várias exposições em Araçatuba, Penápolis, Birigui, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Atibaia, São Paulo e em Neumarkt (Alemanha).
Junto com o Bando Arteiros (grupo que mistura várias linguagens artísticas da qual faz parte, com artes visuais) e o projeto Óptica Sonora (que é uma junção de música e fotografia) realizou várias mostras em Araçatuba, Lins, Guararapes, Birigui, Três Lagoas, Rio Preto e, ainda esse ano, estará em Marília e Ourinhos.
O Bando Arteiros e o Óptica Sonora são dois grandes projetos que tem junto a outros integrantes. A intenção é levar arte para todos os lugares possíveis, de forma dinâmica e agradável. Outro projeto em curso é seu ateliê, que está quase pronto.
Bando Arteiros: várias linguagens da arte juntas

A artista entende Arte como tudo aquilo que é pensado e feito de forma criativa, com a essência e a verdade de quem a faz, independente da linguagem artística. A Arte faz parte da vida, e é o reflexo do nosso tempo (a cada tempo o seu), aonde o artista expõe o seu modo de pensar e ver o mundo.
Ela pondera que nos países onde a cultura e a educação são prioridades, a Arte é tratada com respeito e valor pela maioria das pessoas. Ela acaba fazendo parte da vida dessas pessoas de forma natural. Nos lugares onde a cultura é tida como secundária e “separada” da vida cotidiana, a Arte não encontra muito espaço e chega, inclusive, ser desrespeitada.
"No Brasil ainda falta muito para a Arte ser valorizada como deveria, é necessário maior investimento na formação cultural das gerações futuras e estimular o interesse e possibilidades para as pessoas em geral. Num País onde se valoriza músicas de “duas palavras” fica difícil fazer essas pessoas gostarem de algo mais consistente", enfatiza a artista. Para ela, muitas vezes a “boa” Arte é ensinada na escola, mas só os que têm predisposição são os que se interessam. Muitas famílias acham que o estudo das artes é desnecessário, só serve para decoração, não percebem que se o filho “aprender” a usar o lado direito do cérebro ele se tornará uma pessoa mais criativa em todos os âmbitos da vida.
A experimentação é marca da artista
Temas e técnicas diversas

Em Araçatuba e região, vejo muita gente interessada em artes plásticas, bem intencionada e criativa; mas também há falta de conhecimento de alguns para o que realmente a Arte serve.
Para que esse cenário negativo mude, faz-se necessário trazer e mostrar a Arte para população, mas só isso não basta. É preciso orientar e educar o olhar de quem vê. Iniciativas privadas ou públicas são sempre muito bem vindas.
Não existe mundo sem Arte. A Arte está em todos os lugares. Nos museus, na arquitetura da cidades, na música boa, no cinema inteligente, na comida, desde o simples ao sofisticado, no vestuário e no estilo de vida de algumas pessoas... enfim, basta observar. O mundo precisa de arte e do olhar de quem a admira.
Fernanda não segue regras fixas; já trabalhou com vários tipos de materiais e suportes. Começou pintando telas e depois foi experimentando de tudo: papelão, papel, objetos, resina, fotografia, vídeo, intervenção, instalação... Tem feito trabalhos em papel com canetas hidrocor e intervenção em fotografia com caneta digital. Para ela, qualquer coisa pode ser material de trabalho, basta ser atraída no momento exato. Seu tema é o mundo como o vê e sente.
Desde criança vive da Arte. Seu pai pagava as despesas da família com o trabalho artístico. Depois de adulta, continua vivendo de Arte. A Arte a transformou em professora e repassa seus conhecimentos, há sete anos, em um colégio de Araçatuba. Venda de trabalhos? Nem sempre, mas acontece. Tem também as oficinas e os projetos como Bando Arteiros, Deixa que Eu Conto  e o Óptica Sonora, onde participa pelos editais das instituições de cultura. Tem trabalhado bastante.
Fernanda acha importantíssimo o artista dialogar com o público, é uma maneira muito eficaz de divulgação do próprio trabalho e de ideias da arte. Para isso, mantém algumas ferramentas de diálogo, sobretudo digital, como o blog www.fernandarusso.blogspot.com, onde mostra seu trabalho e fala de arte em geral. É responsável pelo blog do Bando Arteiros (www.bandoarteiros.blogspot.com) e mantém uma página com muitas imagens de trabalhos seus no www.flickr.com/fernandarusso, além de interagir pelo facebook.
Dentre as obras de arte que mais a emocionam gosta de citar “Os Retirantes”, do brasileiro Cândido Portinari, pela carga de sofrimento e expressividade fortes na obra. "Impossível não se emocionar", finaliza a artista.
Bom, por hoje é só. Até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário