quarta-feira, 12 de junho de 2013

CINEMA E LITERATURA - PARTE II

*Professora universitária e mestre em mídias digitais
Como prometido, continuo o assunto da semana passada e, se você conseguiu assistir algum filme adaptado de um livro que já tenha lido, com certeza deve ter percebido a diferença, pois nem sempre o personagem principal do livro corresponde ao ator do filme. No livro criamos os personagens e associamos os detalhes a eles de acordo com nossa imaginação, que é ilimitada e pessoal. O personagem é um só, mas cada um o imagina de maneira diferente e, na tela, ele é apresentado a todos  por um só ator, daí, às vezes, as decepções: "pensei que fosse mais alto, mais bonito, não tão alegre" e por aí adiante. 

Lançado em 1993, Filadélfia (Philadelphia), o filme que completa 20 anos, deixou uma marca para o público e fez um convite à reflexão sobre o tema "preconceito". Na época, o assunto AIDS era muito polêmico e não era visto com bons olhos. Embora ainda não seja, melhorou muito. O assunto também era evitado em Hollywood e foi o diretor Jonathan Demme, junto com os atores Tom Hanks e Denzel Washigton, que ousaram e lançaram Filadélfia, um filme que se você não assistiu, precisa ver.



A história não tem apelo sentimental, mas emociona e ensina uma "fácil" lição: de respeito, aceitação, tolerância, amor e cumplicidade. A atuação de Tom Hanks é demais. Ele passou por uma transformação radical e perdeu 12 quilos e, claro, levou o Oscar de Melhor Ator. O cantor Bruce Springsteen arrebentou na trilha sonora com a música Streets of the Philadelphia  e também faturou o Oscar de Melhor Música Original. 

Um filme que parece que foi feito para criança, mas que muito adulto deveria assistir é Onde Vivem os Monstros (2010). O autor do livro infantil, homônimo ao filme, Maurice Sendak, ficou conhecido mundialmente pelo livro e chegou ao auge quando o foi parar na telona. O filme instiga a imaginação e nos leva ao mundo dos monstros criado por Max, um garoto teimoso que afronta a mãe e foge de casa. O filme demorou a ser concluído, pois após seu término o estúdio Warner Bros não gostou do resultado e foi preciso gravar mais cenas extras para compor o filme. As roupas de monstros eram pesadíssimas e dificultou a atuação dos atores, mas o resultado ficou ótimo. Será que você sabe onde vivem os seus monstros? Assista ao filme e descubra...


Mudando o rumo da tela, ao assistir o filme eu até senti vontade de ler um livro da senhora Child, assim é Julie & Julia (2009) que contou com a mega atuação de Mery Streep (Julia Child); ela arrasa na película e, com tom encantador e romântico, dá um show de atuação. Nossa, até dá vontade de ser a Julia Child!  Por ser mais baixa que a Julia do livro, Mery teve que gravar o tempo todo com saltos bem altos e a produção teve que usar muitos truques para deixá-la maior. A Julie Powell (vivida por Amy Adams) do filme é bem diferente da moça do livro.  A Julie do livro se apresenta com personalidade diferente, com ares irônicos e dona de um senso de humor, ao mesmo tempo autodepreciativo e muito espirituoso. Já a do filme, explora o gênero de que não faz mal nem a uma formiguinha e tem uma personalidade bem diferente. Para saber mais é melhor você assistir, porque o longa é bom demais. Esse também não da pra perder!



Bem, como falamos de vários filmes desse tema, “Livros adaptados ao cinema”, já deixei dicas de títulos na semana passada, então O que tá rolando e O que já rolou voltam na semana que vem. Pra não ficar sem o gostinho das sugestões, segue uma lista de vários filmes que nasceram de livros:

1. O Morro dos Ventos Uivantes
2. Doutor Jivago
3. O Silêncio dos Inocentes
4. O Império do Sol
5. Menina de Ouro
6. A Lista de Schindler
7. Amor Sem Escala
8. A Série Harry Porter
9. A Série Senhor Dos Anéis
10. O Código Da Vinci
11. Meu Nome Não é Johnny

Um comentário:

  1. Uau, só coisa boa você selecionou!!
    Está cada vez melhor e super interessante! ;*

    ResponderExcluir