terça-feira, 25 de junho de 2013

AAL E MOSCA FELIZ

*Jornalista e escritor
Espero por você nesta sexta-feira (28), às 19h30min, no teatro Paulo Alcides Jorge, anexo à Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, para a cerimônia de posse junto à Academia Araçatubense de Letras – AAL, seguida de lançamento do meu mais novo livro “Mosca Feliz” – coletânea de contos, crônicas, poemas e um ensaio.

Um momento, particularmente, muito importante por pelo menos três motivos: ingresso na AAL, lançamento do “Mosca Feliz” e reunião de familiares e amigos.

Quem imaginaria que o moleque franzino, nascido no interior do sertão cearense, do sítio da Pitombeira se quer chegasse à vida adulta? E se, com muita sorte, vingasse o rebento, talvez ficasse entre os anônimos da cidade, entre os das mãos calejadas que alimentam e constroem este País, sem crédito algum, “invisíveis” na sociedade. Entretanto, contrariando as estatísticas, cursa sua terceira graduação e, nesta semana, toma posse em uma das cadeiras de uma Academia de Letras, passando a ser considerado imortal.

“Mosca Feliz” é o meu quarto livro autoral. Com as coletâneas, já passam de quinze as participações em livros impressos; muitas delas organizadas por mim, como “Outros Olhares”, “Tantas Palavras”, “Gol de Letras”, “Araçatuba Leitora”... Os textos contidos no “Mosca Feliz” são resultado de aproximadamente cinco anos de produção literária. Alguns deles publicados aqui na coluna PALAVRAR,  O Liberal, e outros – a maior parte – escritos especialmente para esta obra. Assim como sugere o próprio título, são textos que transitam entre “queridos” e “nem tão queridos” assim; produções que talvez o leitor queira “guardar para si” e outras
que certamente quererá “jogar fora”. Como uma mosca, repugnante e útil, ao mesmo tempo. Além das produções literárias, há um ensaio com a revisão da fortuna crítica da poetisa Maria Ângela Alvim e uma entrevista inédita, feita com o poeta Francisco Alvim.

Costumo dizer que não gostaria de receber homenagens póstumas – apesar de não ter controle sobre isso. Meu desejo é que familiares e amigos comunguem das minhas alegrias e conquistas comigo em vida. Por isso, você que quer me ver feliz e dividir desse momento tão especial, compareça nesta próxima sexta-feira (28) na Biblioteca Municipal para receber um abraço meu.

Até lá!

2 comentários: