quarta-feira, 26 de junho de 2013

A IMAGEM EM MOVIMENTO

*Professora universitária e mestre em mídias digitais
Partindo do principio de que o cinema é “a arte que se relaciona com todas as outras”, hoje vamos olhar para a Sétima Arte com um olhar fotográfico. Isso mesmo, Cinema e Fotografia, mais uma dupla que mudou o mundo dos filmes. A fotografia é a base do cinema e permite a contemplação de lugares reais ou não, apresentados nas cenas cinematográficas.

O profissional responsável pela fotografia de um filme é o Diretor de Fotografia, tendo como sua matéria prima a "luz", que pode ser composta por sombras ou contrastes; é a "luz" que cria "um clima" no filme.  As cenas podem ser captadas em ambiente natural ou não, e a composição de uma cena envolve em torno de 24 fotos associadas ao movimento e ao perfeito enquadramento. O olhar do diretor de fotografia vai além dos outros profissionais, ele visualiza o resultado, já que precisa imaginar se a cena irá provocar a devida emoção no público, assim ele reúne a técnica e a arte em uma imagem só.

O sucesso da fotografia de um filme conta, ainda, com a dedicação de outros profissionais, como o Diretor Artístico, o Continuísta, os Técnicos de maquiagem, entre outros que, em conjunto, trabalham para o sucesso do filme. É o fotográfico que direciona a visão do diretor geral, ele transfere seu olhar através da lente, é a produção de uma imagem extraída do cenário real, extrai o interno de um cenário.

O maior desafio do Diretor de Fotografia é capturar a essência dos personagens, e não dos atores. Por isso o mais importante é saber escolher o momento perfeito, o enquadramento certo, o plano correto, os equipamentos adequados para a captação do melhor das filmagens. É dele a tarefa de pensar em qual será a melhor maneira de contar a história e convidar o público a mergulhar no mundo imaginário do filme. 

Há cenas em um filme que só a fotografia transmite a mensagem, como podemos ver no filme Avatar (2009), em uma bela cena de fuga do personagem Jake (Sam Worthington ) de um monstro gigantesco. Confira a cena com o link abaixo, e coloque em prática seu olhar fotográfico. 

http://www.cineseries.com.br/noticias-cinema/trailers/confira-cena-de-fuga-de-2-minutos-do-filme-qavatarq/

Quando um filme atinge o sucesso baseado no destaque de sua fotografia, causa um grande impacto no público. Foi assim com Avatar, que no ano de 2010 foi o filme mais baixado na internet, com cerca de 16 milhões de downloads, e mesmo assim o filme arrecadou quase 3 bilhões de dólares com sua bilheteria.  

Avatar foi um marco no mundo visual do cinema, além de atingir números fantásticos foi um divisor no assunto fotografia, tecnologia e efeitos visuais. O filme, que é um longa-metragem, teve sua fotografia dirigida por Mauro Fiore e conta a história de um jovem que ficou paraplégico na Terra e é selecionado para participar do Programa Avatar, no lugar de seu irmão gêmeo, já falecido. Como não são capazes de respirar em Pandora, eles criaram seres híbridos, chamados de Avatar. Esse filme vale muito a pena ser visto; o diretor James Cameron conseguiu nos levar a um mundo imaginário incrível.

O personagem e seu avatar, ao fundo.

Agora, um filme que é possível ver com intensidade a união da fotografia com efeitos de maquiagem é O Curioso Caso de Benjamin Button. Tem no elenco o casal Brad Pitt - encenando o Benjamin Button, que nasceu de forma incomum: velho e morreu novo - e Cate Blanchett, que vive Daisy, por quem Benjamin se apaixona. Ao longo do filme se vê uma bela história que fala sobre o amor, a vida e a morte. Com cenas marcantes, Benjamin nasce com mais de oitenta anos e rejuvenesce a cada dia que passa e que, mesmo assim, vive a vida e percorre seus caminhos.  No decorrer do filme, enquanto Benjamin fica jovem, Daisy envelhece e, aproximadamente na metade do filme, o roteiro dá um show e coloca os dois com a mesma idade aproximadamente. Por ser também um longa-metragem, está recheado de cenas impressionantes, mas algumas são mais marcantes, como a que Daisy sofre um acidente e a morte de Benjamin, já um recém nascido, nos braços dela, olha para ela, fecha os olhos e morre....imperdível.  

A cena abaixo mostra uma parte já no final do filme, em que Caroline, filha de Button, lê uma carta póstuma do pai, que diz coisas que gostaria de ter dito a filha; dá conselhos e ensinamentos de pai para filha sobre a vida, as escolhas e os caminhos a seguir. É de se  emocionar...


Trecho da Carta para Caroline

“Se quer saber, nunca é tarde demais para ser quem você quiser ser; não há limite de tempo, comece quando você quiser. Você pode mudar ou ficar como está, não há regras para esse tipo de coisa. Podemos encarar a vida de forma positiva ou negativa, espero que encare de forma positiva; espero que veja coisas que surpreendam você; espero que sinta coisas que nunca sentiu antes; espero que conheça pessoas com ponto de vista diferente; espero que tenha uma vida da qual você se orgulhe. E se você descobrir que não tem, espero que tenha forças para conseguir começar de novo”.

Cinema é, antes de qualquer coisa, sensação e emoção! Minha sugestão é que, a partir de hoje, você assista aos filmes com outros olhos, tente descobrir o que os diretores querem passar para a tela e com certeza sua opinião sobre os filmes mudará. 

O que tá rolando:
Gatsby (2013): é uma adaptação que conta com Leonardo di Capri no elenco e conta a história de Nick, que chega a Nova Iork em 1922, no ápice do jazz e farras exorbitantes e persegue o sonho americano. No seu destino está ser vizinho de Gatsby.

O que já rolou:
E.T – O Extraterrestre (1982): um garoto faz amizade com ser de outro planeta que ficou sozinho na Terra. Aos poucos surge entre os dois uma grande amizade. Ganhador de Oscar, é um filme para a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário