quinta-feira, 30 de maio de 2013

SÍLVIO RUSSO

* Artista Plástica, atriz, escritora e contadora de histórias

Olá pessoal, alegria estar com vocês mais esta semana.
Continuando aquela nossa apresentação sobre artistas locais, gostaria de apresentar esta semana para vocês o artista plástico Russo.

O artista Sílvio Russo

Silvio Moacir Russo nasceu em 9 de maio de 1934, em São Paulo. Desenhou desde os quatro anos e aos 16 já era um profissional das artes. Trabalhou como vitrinista, modelador, cenógrafo, desenhista técnico e desenhista de histórias em quadrinhos. Ilustrou revistas médicas, capas de livros, atos teatrais etc. Cursou Arte e Desenho na extinta Escola de Tecnologia Labor, órgão anexo à Escola Getúlio Vargas, fundada em 1953. 

Sua pintura passou por inúmeras fases, técnicas e materiais, incluindo esculturas em barro e madeira, mas o que o consagrou foi o traço em branco e preto, denominado por ele de “Bio-Psíquico” em 1966. Este estilo nada mais é do que a exteriorização do conteúdo interno de figuras humanas. Ainda em São Paulo, teve contato com grandes nomes do meio artístico, como o diretor técnico do Masp, Pietro Maria Bardi. 

Possui obras em importantes acervos de centros de preservação da cultura brasileira e das artes plásticas, como o Masp e a Pinacoteca de São Paulo, além da Assembleia Legislativa. Silvio Russo também foi reconhecido no exterior, tendo feito exposições em vários países da América Latina. Foi membro da Associação Internacional de Artistas Plásticos, da Associação Paulista de Belas Artes e do Sindicato dos Pintores Artísticos de São Paulo.

Uma de suas obras de temática religiosa

Ele chegou a Araçatuba no ano de 1971, onde montou seu ateliê e executou inúmeras e importantes obras para o município, como o mural da Capela Salesiana e o Mural interno da Secretaria Municipal da Cultura,  na Casa de Cultura Adelino Brandão, entre outros. Mantinha semanalmente uma coluna no jornal Folha da Região, onde escrevia sobre artes plásticas. Durante todo o período que residiu em Araçatuba, sempre destacou o nome da cidade em suas obras junto com sua assinatura, levando o nome da cidade para muitas partes do mundo.

A também artista plástica, minha amiga e exímia profissional, Fernanda Russo, continua os caminhos abertos pelo pai, demonstrando que a família Russo encara arte de forma muito séria e profícua. Breve ela será apresentada neste espaço.

A filha também seguiu o caminho das artes


Silvio Russo faleceu em 3 de fevereiro de 1997, na cidade de Pedro Juan Caballero, aos 63 anos.

Fonte de texto: site da Oficina Cultura Silvio Russo: http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=21

Nenhum comentário:

Postar um comentário