sábado, 18 de maio de 2013

Literatura infantil: o leitor adulto e a formação do pequeno leitor


* Professora da Educação Básica e mestranda em Educação

Infelizmente a designação “infantil” faz com que esta modalidade literária seja considerada “menor” por alguns. Na verdade, a palavra “literatura” é intransitiva, independe do adjetivo que a acompanha, o termo “infantil” associado a ela não significa que tenha menos valor e/ou seja necessariamente para crianças, mas também, para a criança que há dentro de cada adulto, pois crianças e adultos precisam descobrir o mundo mágico que ela proporciona.

A literatura infantil corresponde aos anseios de um leitor que se identifica com as histórias ouvidas e/ou lidas. Estabeleceu-se que ela é uma especialização literária que visa, particularmente, atingir o pequeno leitor.

Uma grande polêmica em torno desta literatura é que nem todos os livros para crianças realmente são livros de literatura infantil. E ainda pior do que esta indagação é: “Se realmente nem todos são, como identificá-los?” De fato não é uma questão simples de se concluir, porque muitos livros não possuem atributos literários, ou seja, não bastam certas junções de palavras para se realizar uma obra literária.

A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica ou exclusivamente para incentivar o hábito de ler. O importante é trabalhar com o imaginário e a fantasia, despertando, então, a volúpia em ouvir e ler histórias.

O “livro infantil” é criado pelo adulto, que transmite pontos de vista que considera úteis ao pequeno leitor/ouvinte, crendo ser adequado ao gosto e à compreensão de um público especial, que se encontra em formação leitora. Atualmente, há novas narrativas inspiradas em outras tantas conhecidas, algumas perduram, outras desaparecem suavemente. A literatura infantil pode servir-se de muitos artifícios para capturar este leitor, que mesmo sendo pequeno, é muito exigente, desde capas coloridas, títulos esfuziantes, imagens empolgantes a histórias cativantes. Os mesmos livros podem despertar sensações distintas nos leitores/ouvintes, daí a explicação pela busca de livros tão diversificados em sua forma e conteúdo. Este “objeto precioso” multiplicou-se imensamente devido a esses recursos tipográficos facilitadores, que embora atraiam os pequeninos, cabem mesmo às narrativas a função de seduzi-los.  

Tal literatura vem sendo compreendida com merecida consideração, apontando-se no Brasil a sua valorização, depois de já ter sido alvo de grandes críticas...

A literatura infantil também é arte, é deleite!

Convido você, leitor adulto, a inebriar-se pela e com a literatura infantil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário