sábado, 25 de maio de 2013

Internet é uma janela para nossa cultura

* Jornalista e bacharel em Turismo


Sempre é muito difícil definir o que é cultura, principalmente pela abrangência do termo. Mas me apego à discussão sobre manifestação de nossos valores e raízes para delimitar melhor o universo da nossa primeira conversa. Faço isso porque almejo abordar a transformação das ferramentas de divulgação e discussão sobre nossa produção e nosso pensamento.

E esta ampliação de canais é primordial em nosso mundo globalizado. Vivemos dias em que a chamada grande mídia tem buscado audiência jogando seus holofotes quase que exclusivamente sobre os grandes shows internacionais e as películas blockbuster.

Neste cenário, nossas manifestações, como a catira, o pagode sertanejo, as demais danças e músicas populares acabaram, por bom tempo, limitadas a becos povoados por seus entendidos. Tanto que na década de 1990 surgiu o termo “tribo urbana”, pois o modo de vestir, de se manifestar verbal e corporalmente, ficou restrita aos seus iniciados.

A paisagem, nas cidades, virou um grande mosaico cultural, em que o diálogo era surdo. Por isso, a mídia acabou optando pelo senso comum, restringindo sua abordagem àquilo que poderia ter maior audiência, o que privilegiou os artistas globais e as produções milionárias.

Mas, felizmente, quem tem aberto uma oportuna janela à nossa cultura popular brasileira é a internet. Blogs, como este do Antonio Luceni, têm dado espaço para que este assunto seja discutido e nossos artistas possam se expressar. Surge, assim, um ar fresco e bem-vindo à nossa sala de leitura e manifestação.

Em recente entrevista ao site da Revista Cult (http://revistacult.uol.com.br/), por exemplo, o multiartista Antônio Nóbrega, ao falar sobre a estreia de seu espetáculo “Húmus”, em São Paulo, abordou, providencialmente, este tema. Acredita, ele, “que a internet já esteja fazendo o papel de diminuir a distância entre essa cultura e o público”. Para ele, espetáculos como o seu, que é alicerçado em danças folclóricas, acaba sendo mais pauta na mídia digital que nos chamados ‘jornalões’.

Hoje, felizmente, podemos usar espaços como este blog para divulgar nossa produção, como também podemos postar nossa arte em sítios como youtube e redes sociais. Abre-se uma excelente oportunidade para que possamos fazer ecoar a nossa voz.

Ao longo de nossas conversas neste blog, vamos abordar muito esta discussão entre mídia e sociedade pelo viés cultural. Nas próximas semanas, acrescentaremos questões importantes e relevantes para podermos pensar sobre este tema, que considero muito importante para a compreensão entre produção e valorização do nosso jeito de olhar o mundo. Obrigado por me aceitarem entre vocês. Obrigado, Luceni, pelo honroso convite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário