quinta-feira, 23 de maio de 2013

Edna Badu

* Artista plástica e membro da UBE e Afepsp
Edna Badu - a busca é constante em sua obra

Olá pessoal. Para esta semana, gostaria de apresentar para vocês esta grande amiga e exímia artista plástica. Edna Regina Badu Teixeira, ou simplesmente Edna Badu, foi uma bela conquista para nossa cidade. Há pouco mais de dez anos, mudou-se do Guarujá para Araçatuba e passou a integrar o cenário artístico de nossa cidade. Uma pessoa simples e muito ciente, com grande capacidade e compromissada com o fazer artístico, tem feito trabalhos lindos e preciosos em pintura realista. 

Não chegou a concluir o curso de Artes Visuais, mas isso não chegou a ser um empecilho em seu trabalho, haja vista já ter um percurso e expressão na arte sedimentados. Estuda muito sozinha, buscando conhecimento pela internet e com outros artistas, o que acaba compensando, de certo modo, a educação  formal. Fez vários cursos livres ligados às artes plásticas, muitos cursos de especialização nas áreas de desenho e pintura nas oficinas culturais Sílvio Russo e outros locais por onde morou. História da Arte, desenho artístico, técnica italiana, acrílico sobre tela são outros dos cursos que fez.

Tem admiração e acredita que recebeu influência em seu trabalho de  Renoir, Monet e do brasileiro Di Cavalcante. Participou de várias mostras: Mapa Cultural Paulista, Olhar a Arte, Exposição da Marinha Bandeirante, na capital paulista, e algumas exposições na região de Araçatuba e cidades do litoral paulista. Seus projetos pessoais em curso são: dança com grupo da terceira idade para competição nos Jogos Regionais do Idoso e preparação de uma exposição, prevista para o mês da criança, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas - MAAP.

O temas sacros fazem parte de seu acervo
Para Edna, arte é a mais pura forma de expressão, é a ferramenta que o artista usa para decodificar sua leitura de mundo por meio de sua visão única e criativa, ocasionando interação de suas criações ao meio em que vive, trazendo mudanças e novos conceitos.

Edna acredita que o tratamento que dão às artes plásticas no mundo é um pouco elitista. Poderia se despir um pouco de preconceitos, pois perde-se muito quando a liberdade de expressão é tolhida ou, porque não se encaixa nos padrões da normalidade e imposta por velhos conceitos.

Sente que, no Brasil, muitos artistas  não encontram incentivo suficiente para serem autossuficientes. Não crê que toda a criatividade do povo brasileiro esteja realmente representada, pois muitos artistas excelentes se dispersam pelo caminho devido à pouca receptividade e acolhimento que recebe e à falta de incentivo maior, porém acredita que podemos vislumbrar uma luz no fim do túnel, com esses novos incentivos oferecidos pelo governo. Apesar de parecerem um pouco inexpressivos, haja vista a demanda de artistas existentes e que ainda aguardam reconhecimento.

Cores vibrantes e cheias de vida
Como vem de uma região metropolitana, pode comparar um pouco a maneira do araçatubense se expressar. Acha forte a representatividade dos artistas regionais em vários segmentos artísticos, com uma linguagem bem eclética. Sente-se honrada em ter adotado esta cidade para se expressar como artista.

Para Edna, a falta de espaço para que o artista possa mostrar todo seu potencial criativo é ruim, e seria bem-vindos mais eventos culturais de boa qualidade; seriam ações que espera por parte dos gestores públicos, e empresários interessados no crescimento cultural da população.

Acredita que o mundo precisa de arte porque ela humaniza, agrega o que a violência segrega, transforma vidas e nos faz acreditar em um mundo melhor.

O processo criativo de Edna é livre, não se prende muito a temas e técnicas. Gosta de experimentar, mesclar técnicas dos grandes mestres com suas próprias, não é constante em sua forma de se expressar. Sente-se totalmente à vontade indo em direção oposta ao que os outros artistas estejam fazendo; gosta de ser diferente, não faz isto para chocar, apenas para ser ela mesma.
Temas nacionais presentes no acervo

Edna consegue ser autossuficiente com sua arte, pois sua vida é simples e aprendeu a controlar suas necessidades básicas de vida. Além de atuar em várias áreas da arte, com sua  forma eclética, faz com que sobreviva com mais facilidade. Acredita ser muito importante este diálogo com o público e tenta usar todas as ferramentas ao meu alcance para divulgar seu trabalho, principalmente a internet com suas páginas pessoais.

Diz ter veneração por Guernica por ser uma obra que a emociona muito pela dramaticidade e força. "Picasso transmitiu com maestria todo horror da intolerância humana", lembra a artista. Para Edna este significativo trabalho de Picasso tem um sentido ainda maior, pois sendo de origem espanhola lamenta que muitos de seus antepassados vivenciaram alguns desses fatos lamentáveis durante a segunda guerra mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário