quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cine quadrinhos – adaptações super poderosas



* Mestra em Comunicação e Mídias Digitais

Quadrinhos e cinema. Essa união mudou o mundo do filme. As Histórias em Quadrinhos (HQs), com as adaptações cinematográficas alcançam tanto sucesso que não param de crescer. Isso porque a nova forma de apresentar um super-herói, com seus super poderes e suas super roupas, caíram no gosto do público e conquistam fãs antigos e quem, normalmente, não lê quadrinhos.

O cinema enfrenta a “crise da criatividade”, que já dura algum tempo e que, graças aos quadrinhos, vem conseguindo atravessar a turbulência.  A onda dos quadrinhos faz com que o público se identifique com seu super-herói e isso alavanca o mercado. Os escritores de quadrinhos tornaram-se os consultores dos grandes estúdios de cinema como Marvel, Warner, Fox, entre outros. Por isso a compatibilidade dos gêneros.

O segredo da adaptação está em selecionar os melhores elementos, ou seja, o que mais funciona nas HQs e levar para o formato do cinema. É dar vida, fazer tudo de forma real, isso é que atrai o fã e conquista o público que não conhece os personagens envolvidos na trama. O público quer ver uma boa história com bons atores. O que faltar, fica por conta dos efeitos especiais que, hoje, dão conta do recado muito bem. Trocando em miúdos, ao assistir ao filme, tem que se ter a sensação e estar vendo uma HQ em movimento na telona.

Essa é a tendência que invade Hollywood e, como tendência, é algo que fica. O mercado cinematográfico comemora essa nova fase. O desafio é grande, pois transpor uma história estática para uma produção que visa o movimento, não é tarefa fácil, e tão pouco tem condições de ser fiel aos quadrinhos retratados originalmente. Por esse motivo, alguns fãs convictos se decepcionam ao assistirem ao filme do seu herói favorito. A dificuldade da adaptação está em transportar detalhes para as telonas, como o exemplo, dos famosos e imitados uniformes. Às vezes fica impossível deixá-los idênticos aos quadrinhos.  O filme deve agradar a todos os públicos e, por isso, não pode ser idêntico aos quadrinhos; deve ser global, caso contrário, agradaria apenas à legião de fãs do super-herói retratado no filme.

Outra forma de atrair o público é criar a continuidade dos filmes. Se deixar gostinho de quero mais, pode vir parte 2, 3, 4 etc. que, com certeza, terá boa aceitação.

A  história do Cinema passou por momentos que redefiniram seu caminho por algumas vezes;  um deles  foi  em 2000, com a estreia de X-Men, considerada uma produção importante para a nova fase.  Seguindo em frente, construindo o caminho do sucesso, em 2012 as adaptações dos quadrinhos se destacaram entre as maiores bilheterias, e o Cinema comemorou! Desde que Wolverine (em X-Men) mostrou suas garras na pele de Hugh Jackman, o cinema redescobriu o poder da História em Quadrinhos, e vice versa. Isso mesmo! Quando um quadrinho se transforma em filme, os dois lados ganham. Disparam no mercado as vendas de produtos que levam a marca do super-herói e, daí, já se pensa na sequência da trama, a continuação da história.

O Cinema coleciona uma lista de títulos com sucesso, e não pretende parar, pois a promessa de novos filmes para os próximos anos existe. Desde as continuidades como X-Men (que já está chegando), Capitão América 2, O Espetacular Homem Aranha 2 até a tão sonhada Liga da Justiça, estão por vir, vamos aguardar...

Filmes baseados nas adaptações das Histórias em Quadrinho que fizeram sucesso:
* X-Men – Um dos maiores sucessos da Marvel Comics, conta a história de seres que nasceram com poderes especiais (os mutantes). A trama se desenvolve na batalha entre um grupo de mutantes do bem, contra os mutantes do mau. Para combater os mutantes malvados o grupo de X-Men conta com a liderança do Professor Charles Xavier e dos imbatíveis Wolverine, Ciclope, Tempestade, entre outros.  Produtores apostam nas continuidades, que superam o piloto.

O grupo em imagem de História em Quadrinhos

  http://cinema10.com.br/upload/image/2009/x%20men.jpg

* Hulk – O incrível Hulk, saiu dos quadrinhos, passou pela televisão e acabou parando no cinema. Isso por ser um dos personagens mais conhecidos das Histórias em Quadrinhos. Seu nome oficial é Dr. Robert Bruce Banner. Era um cientista que foi atingido por raios enquanto salvava um jovem, durante teste de uma bomba criada por ele. Por causa das radiações sofridas, Robert foi condenado a conviver com a transformação, que acontecia toda vez que sentia raiva; virava um monstro gigante, forte e verde. Nos quadrinhos, Hulk só se transformava durante a noite. Na tevê e no cinema, não; ele se transforma a qualquer hora.

Holywood não está brincando, e com fantásticas adaptações como ainda: Superman, O Quarteto Fantástico, Capitão América, Hellboy, Sin City, Homem Aranha e os detentores de grandes bilheterias como Batman e o sucesso do momento Homem de Ferro 3, (que ultrapassa a cifra de US$ 1 bilhão em arrecadação nas bilheterias mundiais) promete vir para ficar.

No ano de 2012, a Marvel lançou uma proposta arriscada e, com um plano ousado, estreou Os Vingadores, e reuniu num só filme o Homem de Ferro, Hulk, Capitão América e Thor. A aventura foi bem escrita e dirigida por Joss Whedon. A verdade é que Os Vingadores estourou  nas bilheterias e alimentou um padrão para os estúdios, que agora pretendem unir mais grupos de super-heróis, como exemplo, a Fox já cogita unir X-Men e O Quarteto Fantástico; a Warner já ensaia - mas ainda leva tempo - a união entre o Homem de Aço (Superman), Batman, Mulher Maravilha e o resto da Liga da Justiça.

Personagens diversos reunidos num único filme
http://imguol.com/2012/12/21/cartazes-de-o-espetacular-homem-aranha-batman-o-cavaleiro-das-trevas-e-os-vingadores-1356117387243_615x300.jpg

De fato, os últimos 10 anos mudaram o mundo do Cinema. Os laços se estreitaram com os quadrinhos, e surgiu uma nova era para os gibis. Com sucesso estrondoso, a invasão dos super- heróis com super poderes e suas roupas espalhafatosas deve continuar. 
E aí? Qual é seu super-herói favorito? Todo mundo é fã de algum super-herói com super poderes... Escolha o seu e aproveite ao máximo o universo dele nas telonas.
Valeu e até a próxima! 

O QUE TÁ ROLANDO...

Homem de Ferro 3 (2013) -  Tony Stark (Robert Downey Jr.) enfrenta dificuldades para dormir e, quando dorme, tem pesadelos. Ele teme não conseguir proteger Pepper Potts, sua namorada, dos inimigos que conquistou após vestir a armadura do Homem de Ferro. Para vencer Mandarin (Ben Kingsley), seu maior inimigo terá que superar seu grande medo: o de fracassar.

O QUE JÁ ROLOU...

A saga do homem morcego - Batman (1989) e Batman – O Retorno (1992), Batman Eternamente(1995), Batman e Robin (1997), e o mais recente: Batman – O Cavaleiro das Trevas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário