quarta-feira, 1 de maio de 2013



Blog de caras novas



No dizer de Octavio Paz – poeta, ensaísta e Nobel de literatura – “o homem inventou a linguagem e, ao inventá-la, inventou-se”. Isto porque nós, bichos racionais, só nos damos conta de nós mesmos e do que significamos para e diante do mundo por meio da linguagem.
Da linguagem ou das linguagens? Acho melhor a segunda alternativa.

Se no começo de tudo, nós, humanos, dispúnhamos de meia dúzia de linguagens para nos comunicar (grunhidos primários, desenhos rústicos, gestos toscos...) hoje, temos um infinito de possibilidades por tantos meios que, ao mesmo tempo que mantêm uma identidade particular – rádio, televisão, cinema, livros, telégrafos, fax, internet, celulares... – também dialogam entre si, formando arranjos múltiplos de comunicação. Não por acaso, vemos propagandas em revistas, jornais, televisão, cinema e rádio, por exemplo, encaminhando leitores, ouvintes e telespectadores para sítios ou blogs de determinadas empresas e produtos.

São os “gritos de galos” a que João Cabral de Melo Neto se refere em seu famoso poema “Tecendo a manhã”. E, também como preconiza ele, a manhã é feita de muitos cantos de galo, já que um só não dá conta de produzir algo tão importante, colossal e urgente quanto o é a manhã.
Sou um comunicador desde sempre. Aquilo que para minhas professoras primárias era motivo de queixas nas reuniões de pais e mestres, tornou-se meu instrumento de trabalho: a comunicação. Na carreira que escolhi para exercer, nas atuações como artista plástico, jornalista e escritor e, agora, como estudante de arquitetura. Preciso me comunicar com todos, e da melhor maneira possível.

Assim, em 2007 decidi ampliar este universo de comunicação e criei um blog. Nele, passei a dividir com leitores, amigos e alunos de textos, reflexões e projetos ligados à cultura, educação, arte, literatura, que fazem parte de meu universo cotidiano. Mas é preciso mais. É preciso navegar mais, descobrir novos horizontes, atrair novos leitores.

Daí, a partir deste mês blog do Antonio Luceni ganha novo fôlego, com colaboradores diários que irão tratar, cada qual em sua especialidade, sobre cultura, música, gastronomia, cinema, literatura, artes visuais e arquitetura.

Esperamos que, com esse diálogo mais próximo e diário tenhamos novos perseguidores em nosso blog e que, com as postagens realizadas nele, possamos modestamente contribuir para esse caldo de cultura tão importante, necessário e urgente para a sociedade almejada por todos nós, a saber, livre de violência, mais justa, mais inteligente, mais humana.

E, se Octavio Paz estiver mesmo certo, que, por meio das boas linguagens presentes nas muitas expressões da cultura e da arte, reinventemos um homem e uma sociedade melhores.

Acompanhem, deliciem-se com os textos, interajam com seus produdores e sejam todos bem-vindos a esta nova fase do blog. E não perca tempo: acesse-o agora mesmo! (www.antonioluceni.blogspot.com).

Antonio Luceni é mestre em Letras, jornalista e escritor. Diretor da União Brasileira de Escritores – UBE e membro da Academia Araçatubense de Letras – AAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário