quinta-feira, 9 de maio de 2013

ARTE E VIDA



Que alegria estar aqui com vocês. Que alegria ter este espaço para, juntos, trocarmos opiniões, impressões e ideias sobre este que é, sem dúvida alguma, um campo privilegiado do conhecimento humano: as artes visuais.
“A escrita é filha do desenho”. Antes mesmo de nossos ancestrais se comunicarem por meio da palavra, eles já faziam uso da expressão plástica. Desenhos, pinturas e esculturas primitivas são das mais interessantes e, até hoje, objeto de estudo de antropólogos, filólogos, artistas plásticos, historiadores etc... Tudo isso porque a arte é uma linguagem de extrema importância para vida humana.
Esse desejo de nos expressarmos plasticamente nos acompanha – e sempre nos acompanhará – até os dias de hoje. O desenho e a pintura são umas das primeiras linguagens que a criança adota para se comunicar. E o quanto gostam de sair colorindo papéis, paredes, sofás, sapatos, camisetas... não é mesmo?!
A imagem é mágica, seduz, aproxima, encanta, emociona, incomoda, estimula, alegra, dialoga com todas as idades... Quantas cores e cenas estão presas à nossa mente e, como um filme, costuram momentos de nossas vidas, ilustram-nas de forma particular.
O intuito deste espaço é favorecer mais um momento de contato entre você e artistas plásticos e parte de sua produção. Com isso, a ideia é que todos nós aumentemos nosso repertório visual e, a partir dele, passemos a ver o mundo com outros olhos, talvez mais harmônicos e inventivos.
Começaremos com uma série de artistas araçatubenses, depois partiremos para conhecer um pouco dos artistas da região. Em seguida, alguns artistas de expressão no cenário paulista e, nesse movimento, partiremos para alguns artistas nacionais e internacionais.
Logo abaixo, um pouco de meu perfil e trabalhos, já para dar o exemplo!
O desejo é que você interaja semanalmente com este espaço e, quem sabe, saia dele um pouquinho melhor, com mais uma página da vida colorida nesse grande e maravilhoso livro que é nossa história de vida!

Duxtei Vinhas Ítavo é professora aposentada, artista plástica, atriz e escritora – membro da União Brasileira de Escritores – UBE e da Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP, em São Paulo, mas é mais conhecida na cidade pelo trabalho que desenvolve como artista plástica e contação de histórias.

Algumas Obras:

Tropeiros com boiada

Baianas e lavagem das escadarias



Nenhum comentário:

Postar um comentário