segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dica de leitura



O livro:
A insustentável leveza do ser
Milan Kundera
Companhia da Letras

O romance nos mostra como, na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentável! O livro, de 1982, tem quatro protagonistas: Tereza e Tomas, Sabina e Franz, e cada um experimenta o peso insustentável que baliza a vida, esse exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.

O Filme:
A insustentável leveza do ser
Diretor: Philip Kaufman
EUA

Nos anos 60 em Praga, Tchecoslováquia, Tomas (Daniel Day-Lewis), um médico totalmente apolítico, tem como hobby ter diversas parceiras sexuais, mas evitando sempre um maior envolvimento. Mas duas mulheres: Sabina (Lena Olin), uma artista plástica, e Tereza (Juliette Binoche), uma garçonete que sonha em ser fotógrafa, vão estar muito presentes na vida dele. Mas ao serem atingidos pelos acontecimentos de 1968, conhecido como "A Primavera de Praga", quando tanques soviéticos invadiram a capital tcheca para pôr fim a uma série de protestos, a vida deste triângulo amoroso afetada, pois seus sonhos foram destruídos e suas vidas mudariam para sempre.

Um encontro
Milan Kundera
Tradução: Teresa Bulhões
Companhia das Letras

A nova coleção de ensaios de Milan Kundera é, acima de tudo, uma defesa apaixonada da arte. O leitor habituado ao tom aliciante das narrativas do ficcionista não se sentirá em terreno estranho ao conhecer essa amostra de sua produção crítica. Com a mistura de afetos e ideias que caracteriza seus romances, o autor de A insustentável leveza do ser analisa as principais linhas de força de sua "galeria imaginária" da cultura, lançando luz sobre a obra de artistas que nos ajudam a entender aspectos essenciais da realidade contemporânea.

Leitor arguto de ficção, conforme já havia revelado nos livros A cortina e A arte do romance, Kundera revela-se não menos sagaz ao oferecer novas leituras dos quadros de Francis Bacon, da música de Beethoven e de Schönberg ou do cinema de Fellini. Romances como O idiota, de Dostoiévski, De castelo em castelo, de Céline, O professor do desejo, de Philip Roth e Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, ajudam a compor esse mosaico de reflexões estéticas e existenciais. Sensível, elegante e provocativo, Kundera oferece, em Um encontro, um precioso documento de suas afinidades com os maiores nomes da tradição moderna na Europa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário