segunda-feira, 28 de maio de 2012

TROFÉU CULTURAL ODETTE COSTA I


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


Quinta-feira, desta semana, acontece a entrega de mais uma edição do Troféu Odette Costa, uma promoção da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a partir das 19h30min, no Kabana Eventos, na rua XV de novembro. Evento aberto ao público.

No total, serão 18 premiados, nas mais diferentes áreas culturais (musical, artes visuais, teatro, dança, performance, destaque cultural etc...). A relação de todos os candidatos e áreas pode ser vista em www.odettecosta.blogspot.com. O livro “Tantas Palavras” foi destacado para receber o prêmio na área literária. E note-se: O LIVRO é quem irá receber o prêmio, conforme quis enfatizar o secretário.

Diz Chico César em uma de suas canções, “coisas são só coisas”, portanto, um livro não se faz sozinho, ele precisa de uma “alma” que antes pense nele, o construa e, aí, conceda-lhe vida. Talvez, depois, continue “andando sozinho”, adquira pernas próprias e persiga seu espaço em estantes de livrarias, bibliotecas, residências e tudo o mais. Contudo, reitero: coisas são só coisas. E o secretário sabe disso. O idealizador e organizador da obra tem nome e sobrenome, é só observar nos créditos dela. (Um detalhe para quem quer ver).

Participam do livro “Tantas Palavras” os escritores: Joaquim Maria Botelho, Menalton Braff, Ana de Almeida dos Santos Zaher, Antenor Rosalino, Carlos Roberto Ferriani, Carmen Sílvia Bressan Da Rocha Soares, Cidinha Baracat, Duxtei Vinhas Ítavo, Edson Genaro Maciel, Eldir Paulo Scarpim, Emília Goulart, Francisca de Carbalho Messa, Francisco Gregório Filho, Hélio Consolaro, Jeter Michelline, Jordemo Zaneli Junior, José Hamilton, José Marcos Taveira, Maria Lúcia Terra, Marianice Palpitez Nucera, Marilurdes Martins Campezi, Rafael Batista, Rafael Moia Filho, Regina Baptista, Rita de Cássia Amorim Andrade, Rita Lavoyer, Roberta Caetano da Silveira, Rodrigo Santiago, Salete Marini, Tito Damazo, Wandyr Zafalon Júnior, Wanilda Borghi e Yara Regina Franco. A maior parte da cidade de Araçatuba, mas também temos representantes de outros municípios do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Acre, Minas Gerais.

A proposta inicial surgiu no I ENESIAR (Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e Região), quando muitos escritores me procuraram pedindo informações sobre como se filiar à UBE (União Brasileira de Escritores). Já que um dos requisitos é ter obra publicada, daí a iniciativa de organizar uma coletânea de textos, oportunizando aos que não tinham condições de publicar uma obra individual.

Coisas, como dito, são só coisas. As pessoas é que dão sentido a elas. Nós é que pensamos, imaginamos, criamos, damos vida e nos relacionados com as coisas. Fico feliz por o livro receber o prêmio, mas acho que ele nem sabe o que está acontecendo. Penso que ele nem tenha ideia das picuinhas e veleidades que o cercam nesse momento.

Sobre as meias verdades em torno do tema, o secretário Hélio Consolaro me respondeu, por e-mail, dizendo querer me “preservar” de possíveis retaliações do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, já que fiz uma forte crítica sobre a premiação do ano passado. 
Agradeci, mas dispensei suas preocupações e, apesar de insistir para que fosse corrigido o texto dos blogs da Secretaria de Cultura e do Troféu, não fui atendido. Toco no assunto, prezado leitor, porque a verdade não pode ser mascarada, seja qual for o pretexto.
Continuarei a falar sobre isso na próxima semana.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Membro e Diretor de Integração Nacional da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário