segunda-feira, 19 de março de 2012

Um vôlei de futuro

Imagem retirada da internet sem crédito expresso.

Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


Domingo é família, não é mesmo? Quer dizer, todo dia é dia da família, todo dia é dia de dizer “eu te amo” pra quem a gente ama. Mas, com a correria do dia a dia, acabamos por nos encontrar ocasionalmente, aos finais de semana; mesmo morando na mesma cidade.

No último domingo, eu e minha família, depois de um dia agradável com conversas jogadas fora, cutucões um no outro, um churrasco animado e saboroso, fechamos o dia no Ginásio de Esportes “Plácido Rocha”, prestigiando uma partida das quartas de final do Vôlei Futuro. Três sets a zero sobre o Medley de Campinas. E olha que até jogador da Seleção Brasileira estava no time adversário.

A mim, causa alegria ver um time de nossa cidade ter tanta visibilidade nacional. É muito bom ver Araçatuba no circuito esportivo e tão bem colocada a partir de uma notícia tão boa que é vida saudável em todos os aspectos. É gratificante ver crianças, jovens e adultos com os olhos brilhando, com o sangue fervendo de emoção, expectativa frente a cada saque, a cada cortada, nos vários lances emocionantes que a bola e uma equipe proporcionam.

Já escrevi aqui algumas vezes, mas sempre é preciso lembrar: quanto mais investirmos em esporte, arte, educação e cultura mais contribuiremos para com uma sociedade mais justa, mais harmônica, mais fraterna, mais sadia...

Fico triste quando vejo um presídio sendo construído. Fico triste quando olho uma fortaleza de concreto sendo erigida na paisagem urbana, com tanto dinheiro gasto, com tanta infraestrutra para abrigar vidas que, por um motivo ou por outro, falharam, não contribuíram socialmente.

Então, iniciativas como estas, do Vôlei Futuro, só fazem com que nós nos alegremos, com que nós vistamos a camisa e compremos a ideia, que é boa, que é honrosa, que é de Deus.

Parabéns à Prefeitura de Araçatuba que apoiou a iniciativa. Parabéns, também, a empresa Reunidas Paulista que enxergou o potencial esportivo da cidade e que optou pelo nosso município para fazer acontecer a proposta. Pela iniciativa dessas instituições é que podemos almoçar ou conviver com pessoas como, vejam só, o Ricardinho, um dos maiores levantares do mundo, com o Michael, o Lorena, o Piá e os demais entusiastas jogadores.

Araçatuba entra no circuito dos burburinhos nacionais nos finais de semana. Araçatuba entra na pauta das conversas durante a semana, dos apostadores de real em real para ver quem vai vencer, dos comentários de botecos que fazem parte da rotina do povo.

Terminar o domingo com a família, assistindo à partida do Vôlei Futuro, grande família do esporte, é muito bom. E ainda por cima com uma vitória de 3 a 0, muito melhor.



Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Membro e Diretor da União Brasileira de Escritores – UBE.

2 comentários:

  1. Ontem, 18/03 estivemos em Buritama. Fomos com o nosso grupo de casais passear no Odisseia e lá encontramos pessoas de vários estados de nosso País.
    Ao saberem que éramos de Araçatuba, fomos felicitados pelo time do Vôlei Futuro. Disseram-nos que eram torcedores e acompanhavam todos os jogos. Ficamos muito orgulhosos e agradecidos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Iris, que legal seu depoimento. Só reitera a crônica. Obrigado por acompanhar.

    ResponderExcluir