segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

25º CONCURSO DE CONTOS "CIDADE DE ARAÇATUBA"


25º Concurso de Contos
Antonio Luceni
O Concurso de Contos “Cidade de Araçatuba”, internacional – mundo lusófono, está em sua 25ª edição, desde o ano passado transformado em internacional. O lançamento com essa “nova cara” aconteceu na Casa das Rosas, tradicional ponto literário da cidade de São Paulo. Eu estive lá com uma série de escritores e autoridades do meio literário de Araçatuba e de nossa capital, entre os quais o prefeito Cido Sério, o presidente da UBE Joaquim Maria Botelho, o secretário de Cultura Hélio Consolaro e outros confrades e confreiras do Núcleo UBE Araçatuba e região e também companheiros da Academia Araçatubense de Letras.
Este ano o lançamento será em Araçatuba, no teatro Castro Alves, no complexo da Casa de Cultura Adelino Brandão, nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 20h. O lançamento ocorrerá em dois momentos: no primeiro, um sarau com escritores e poetas, músicos e atores que queiram se apresentar. As inscrições devem ser feitas previamente por meio de e-mail (os interessados podem ser inscrever pelo meu). No segundo, uma peça teatral colaborativa do Grupo A Cia., de Penápolis, sob direção de Luíz Colevatti. O nome da peça é “Sônia”, baseada em obra de Nelson Rodrigues. “Sônia é menina e mulher, cômica e trágica. Ora enjoada ora delirantemente sensual, misturando memória e invenção diante da plateia. Uma personagem profundamente perturbadora”, aponta a Companhia em seu release enviado. Pede-se a doação de um livro usado ou novo para os Pontos de Leitura de Araçatuba.
Uma outra novidade que é trazida pelo Concurso de Contos “Cidade de Araçatuba” é que, a partir deste ano, os contos serão recebidos somente via e-mail, segundo o secretário de Cultura, Hélio Consolaro, para agilizar o processo e possibilitar maior participação. “E não é que acertamos na escolha? Nessa época do ano ainda não tínhamos recebido nenhuma inscrição, e com a proposta por e-mail já recebemos mais de setenta”, argumenta.
O concurso presta, ainda, homenagem à escritora e professora Lúcia Milani Piantino, integrante da União Brasileira de Escritores e da Academia Araçatubense de Letras, falecida no ano passado. Lúcia Milani foi grande entusiasta das Letras em nossa cidade e profícua produtora, com produções publicadas em jornais da região, coletâneas de livros, além de livros solos. Seu “Boinu”, romance premiado pela UBE com menção honrosa do Prêmio Graciliano Ramos, é uma excelente peça literária e que vale a pena ser lida.
Tive o privilégio de coordenar o Concurso Nacional de Contos “Cidade de Araçatuba” durante quatro anos, frente ao Departamento de Cultura. Em todo esse período ele só veio crescendo e adquirindo vigor, atraindo olhares importantes do meio literário para nossa cidade e mobilizando pessoas e escritores dos mais diversos. Temos vários ganhadores do prêmio Jabuti, entre os quais o confrade Menalton Braff, que, antes de receber o maior prêmio da literatura brasileira, lançou sorte em nosso Concurso Nacional de Contos.
Aos interessados em participar do concurso de contos, há um blog criado especialmente para divulgá-lo, com todo regulamento, informações e procedimentos de participação, a saber: http://concursodecontos.blogspot.com/. Colabore divulgando junto aos seus contatos via e-mail e redes sociais (facebook, Orkut, twitter, blogs etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário