sábado, 7 de janeiro de 2012

E O MUNDO NÃO SE ACABOU!

Antonio Luceni
alucen@hotmail.com

Cá estamos
É, cá estamos em 2012. Mais um ano se inicia, novas expectativas, novas promessas, desafios e mais desafios para todos nós. Talvez alguns queiram mesmo apagar 2011 de suas vidas por desgraças sofridas, por perdas dolorosas, pelo fato de ter sido um ano “murcho” mesmo. Outros, certamente gostariam de retomá-lo, vivê-lo novamente inteirinho, já que se deram bem nos negócios, já que o fato mais feliz da vida deles aconteceu justamente no ano que se passou.

Tempus fugit
Mas o tempo foge, se esvazia diante de nós. Como leão faminto ou dragão enraivecido o tempo vai passando e devorando tudo que encontra à sua frente. Não quer saber de raça, de sexo, de condição financeira, nem religião... vai consumindo a todos. O que resta pra nós? O que chamamos de presente, ou seja, aquilo que nada mais é que um relâmpago de futuro-passado-futuro. A incerteza é nossa melhor companhia o ano todo, e é com ela que planejamos coisas, que compramos e vendemos, que sorrimos e choramos.

E o mundo não se acabou
Fizeram filme e tudo o mais, previsões catastróficas, celeuma e mais celeuma e... NADA. O mundo não se acabou de novo. Só que desta vez é mais cruel ainda (ao menos para alguns): pode ser em qualquer momento do ano! Isto é: “eu falei que era em 2012, mas não disse quando dele seria!”. Não é o “ó”? Antes ao menos a previsão tinha uma data fixa, um dia ou semana do ano; agora, dizem que será no ano “tal”, em qualquer momento do ano. Aí, como diria uma amiga minha, “é de f...., hein, Vanilde?”.

As promessas
* Fazer regime. Preciso perder cinco quilos;
* Consertar aquelas coisas que estão paradas há tempos: uma torneira que não para de pingar, aquela tomada que ainda está na gambiarra...;
* Não mais me revoltar com as injustiças que ocorrem à minha volta, com a falta de bom senso de algumas pessoas, com a incoerência do mundo (quanto tempo irei resistir?).

Os pedidos
* Saúde para mim, minha família e amigos;
* Inteligência para discernir o bem e o mal e agir segundo os princípios da verdade, honestidade e ética;
* Entusiasmo para encarar todas as situações da vida, olhando sempre pelo aspecto bom e do aprendizado.

AQUELE ABRAÇO! Para Verinha da Secretaria da Educação. Nossa mulher que copia, nossa reprodutora mor do Xerox. Um ano bom e cheio de energia, minha amiga.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Membro e Diretor da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário